Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

3 de outubro de 2014

Como proporcionar alimentação equilibrada para os funcionários

Atualmente os funcionários passam um menor período em sua pausa para o almoço do que antes. Em pleno trabalho, uma refeição pode ser bastante equilibrada mesmo se você optar por um sanduíche ou pizza! Não é complicado, desde que sejam bem informados.


Muitas empresas atualmente procuram oferecer espaços e até mesmo alimentações balanceadas para seus funcionários, visto que a demana profissional está cada vez maior. Para conseguir unir boa refeição e bem estar dos funcionários, as empresas adeptas da boa alimentação recorrem a nutricionistas.

Tempo para as refeições

Há 30 anos, os funcionários pararam mais de uma hora e meia para o almoço, contra menos de uma hora nos dias de hoje.
Como consequência a tradicional entrada, prato principal, sobremesa está desaparecendo gradualmente em razão dos fast foods, menos elaborados e muitas vezes desequilibrado.
Mas uma boa notícia: é possível combinar fast food e qualidade nutricional!
Algumas variedades podem ser a chave para o equilíbrio e boa alimentação que muitas empresas começam a adaptar.

Comer rápido e comer bem nas empresas
Ao contrário da crença popular, é perfeitamente possível comer corretamente mesmo que o tempo seja justo.

Para isso, o essencial é tentar manter um equilíbrio entre carboidratos, gorduras e proteínas. No campo de fast food, sanduíches e pizzas podem ser de interesse nutricional. No entanto, é melhor pão e quiches, por exemplo, muito rica em gordura animal, desprovido de fibras e vitaminas. Lembrando que a água é o melhor aliado do corpo. Para variar, você também pode pensar em sucos, chás e sopas. Já para sobremesa, iogurte ou frutas.

Pizza, sim, mas de forma inteligente.

Pizza pode ser relativamente uma dieta de baixa caloria e desde escolher os ingredientes certos para a saúde.

A massa traz glúcidos lentos. Tomates e outros vegetais representam a porção de fibra e vitaminas. Queijo e fornece algumas proteínas e lipídios. Atum e azeitonas contêm, por sua vez, os ácidos graxos favoráveis e sistema cardiovascular, bem como muitas proteínas.

Proporcionar saúde aos funcionários

Adotar uma dieta saudável é um pré-requisito para uma boa saúde e bem-estar dos funcionários, além de ser um ótimo ingrediente motivacional.
Você sabe, de fato, que alguns alimentos despertam enquanto outros tendem a causar sono?
Assim, para os empregados que trabalham durante o dia, é melhor evitar pratos ricos em gordura e doces em excesso. Eles vão, assim, evitar a sonolência durante a digestão e permanecer concentrados na reunião das 14 horas ou na estrada, por exemplo. Para aqueles que trabalham fora do horário normal, os alimentos ricos em proteína (carne, peixe, ovos) vaão reforçar a sua vigilância. No entanto, tome cuidado para não escolher alimentos protéicos, ricos em gordura, o que pode causar o efeito oposto (sonolência).

Algumas opções de refeições para servir nas empresas:

• Entrada: vegetais crus;

• Prato principal: carne ou peixe com legumes variados e ricos em amido;

• Para a sobremesa, um iogurte ou frutas (ou guardar possivelmente para um lanche);

• na bebida: água ou suco de frutas.

Durante almoços de negócios, adicionar mesmo um pouco de vinho: no máximo dois copos.

Lembre-se que para oeferecer uma alimentação saudável para os funcionários de sua empresa, é essencial recorrer a nutricionistas para orientá-lo corretamente.
Dessa forma o empresário pode proporcionar uma boa alimentação aos seus funcionários que consequentemente estarão ainda mais felizes em seu trabalho.



Veja outros artigos sobre alimentação:

Como promover um melhor rendimento do funcionário através da alimentação