Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

17 de julho de 2014

Como promover um melhor rendimento do funcionário através da alimentação

Alimentação Saudável para os funcionários.
Fadiga, indisposição, falta de concentração e memória, além de outros males podem ser causados por falta de vitaminas e uma alimentação desequilibrada.
Atualmente se fala muito em alimentação e qualidade de vida e a partir do momento em que se leva essa informação para empresa, o colaborador começa a se conscientizar sobre a importância do assunto. Através de uma dieta equilibrada pode-se evitar doenças e complicações, que representariam inclusive um grave transtorno para a empresa, explica Edson Chang, diretor de marketing da Vepê Alimentos, que trabalha com alimentos sem açúcar.
Investir em alimentação saudável também é responsabilidade da empresa para com seus funcionários. Uma boa alimentação aumenta a capacidade física do trabalhador, a resistência contra doenças e, consequentemente, reduz os riscos de acidentes de trabalho, além de ter um profissional mais saudável, também encontra mais disposição e ânimo no ambiente de trabalho.

Para promover uma alimentação mais saudável para seus funcionários o governo oferece o PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), que pode inclusive abater uma parte do imposto de renda.

Porém, as iniciativas podem ser bem mais simples e começar pela adoção de hábitos mais saudaveis como oferecer uma mesa de frutas, fazer convenios com academias próximas, oferecer refeiçõs leves entre os períodos do expediente e etc.

Veja abaixo a nova pirâmide alimentar, que é a representação de uma alimentação saudável. Alimentos em sua base são as fontes primárias, ou seja, que devem estar presentes em maior quantidade, enquanto o topo é constituído por alimentos que devem ser moderados ou até mesmo evitados.

Esta pirâmide alimentar foi desenvolvida pelo site Banco de Saúde a partir das mais recentes evidências médicas e científicas para uma dieta saudável.

Piramide Alimentar

O que muda na nova Pirâmide Alimentar:

Na base da pirâmide está a prática de atividades físicas na forma exercícios, lazer, esportes e uma vida ativa. Nenhuma alimentação é totalmente efetiva na prevenção de doenças quando não está aliada a uma vida ativa.

As gorduras passaram a ter um papel de destaque na dieta, em especial as gorduras saudáveis mono e poliinsaturadas, encontradas em óleos vegetais, peixes, castanhas e nozes.

Os carboidratos continuam em destaque, mas é enfatizada a escolha de carboidratos integrais, em detrimento de suas versões refinadas.

Frutas e verduras são fontes diversificadas de fibras, sais minerais, vitaminas e outras fitosubstâncias com potencial de prevenção várias doenças.

A inclusão de castanhas, nozes, amêndoas e amendoins na alimentação é estimulada, pois são excelentes fontes de proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e sais minerais.

As proteínas constituem parte importante de uma dieta, mas mais uma vez, ressalta-se a escolha de fontes de protéinas saudáveis, ou seja, aquelas que estejam associadas a gorduras saudáveis ou menor quantidade de gorduras saturadas. Neste caso, os melhores exemplos são os peixes.

O consumo de leite e derivados deve ser moderado, principalmente pela gordura saturada que vem junto com estes alimentos.

Ao final, encontram-se os grandes vilões, que devem ser consumidos com cautela ou mesmo evitados:
  • Alimentos ricos em gorduras trans: Alimentos industrializados que contenham gordura vegetal hidrogenada, incluindo diversas margarinas, bolachas, bombons, pães, sorvetes. Observar os ingredientes, agora é essencial para fazer escolhas saudáveis.
  • Alimentos ricos em gorduras saturadas: Carnes vermelhas são os grandes representantes desta classe, mas aqui também estão incluídos a manteiga, o leite e seus derivados.
  • Alimentos ricos em carboidratos refinados: Açúcar, massas e pães feitos com farinha branca, ou seja, refinada e destituída de todas as suas fibras e vitaminas originais.
Por fim, é importante saber que a pirâmide alimentar server como um guia para orientar as escolhas do dia a dia, e que a melhor maneira de buscar uma dieta saudável é incluir alimentos saborosos que realmente façam diferença para a saúde.

Lembre-se que uma empresa saudável depende também de funcionários saudáveis!

Fontes: brasil.gov.br / rhcentral.com.br / bancodesaude.com.br