Conheça os 10 erros comuns que um líder deve evitar.
Segundo pesquisa da consultoria de negócios Empreenda, que conversou com 840 executivos, 87% dos consultados dizem que as empresas não detêm líderes em número suficiente para lidar com os desafios atuais e futuros das organizações.Realizado em 2012, o levantamento mostra ainda que o índice da falta de liderança está piorando: em 2009, o indicador estava em 63% do quadro de executivos, número que subiu para 71% no ano passado.
Para o diretor corporativo da consultoria de Recursos humanos Arezza, Ararê Patusca, liderança é a habilidade de motivar e influenciar um grupo de pessoas de forma ética e positiva. “É de suma importância que o ‘chefe’ conduza todos para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo, de forma a alcançar os objetivos tanto da equipe como da organização”, afirma.
Por isso, é fundamental estar alinhado e acompanhar as metas do seu time e da organização. Além disso, evitar erros comuns como confundir liderança e gerência também é importante, pois, certas ações, às vezes, podem “colocar tudo a perder”. Abaixo, você confere uma lista feita com dez atitudes comuns que devem ser evitadas no ambiente corporativo.
1) Evitar vínculo com as pessoas – Não ter a preocupação com o lado humano das pessoas é a principal falha de um líder. É preciso criar laços com os profissionais para compreender o que os motiva. Isso é um trabalho que deve ser feito o tempo todo.
2) Confundir liderança com gerência – Para exercer a liderança, é fundamental envolver todos os colaboradores para atingir o resultado almejado, aplicando motivação, incentivo, apoio e acompanhamento. Ao gerente, cabe a responsabilidade específica de imputar, administrar e cobrar resultados sob as atividades da empresa.
3) Não ser acessível – Engana-se aquele que acha certo ficar isolado numa sala somente delegando as atividades, sem ouvir o que a equipe tem a dizer. Para conseguir os objetivos, é necessário ter vários canais de comunicação, a fim de auxiliar todos nas suas tarefas.
4) Ocultar o desempenho de seus liderados ofuscando a eficácia – O profissional destaca-se por uma tarefa ou propõe uma solução, mas acaba não tendo o reconhecimento pelo seu mérito. Isso demonstra a insegurança do líder ao lidar com o sucesso de outra pessoa. Na verdade, deveria ser ao contrário, já que o bom desempenho da equipe se reflete no trabalho realizado pelo ‘chefe’.
5) Não entender a questão ‘emoção’ – O colaborador é um ser humano que está sujeito a ter problemas. Um líder frio, que não entende esse lado, está fadado ao fracasso. É preciso colocar-se na situação da pessoa para encontrarem, juntos, a melhor solução.
6) Não motivar nem inspirar ou fazer isso de forma equivocada – De nada adianta o coordenador da equipe passar uma imagem nada condizente com a função. Na verdade, o líder deve ser um exemplo para inspirar outras pessoas a seguirem o mesmo caminho.
7) Não ter a percepção do momento em que deve haver mudanças –É comum haver resistência quando há uma alteração, seja ela estratégica, comportamental ou de atitude. Nesse caso, cabe ao líder estimular os funcionários a acreditarem que as mudanças são fundamentais para o crescimento da organização.
8) Desencorajar os outros e não saber correr riscos – Desestimular a equipe é sinônimo de quem não quer jogar para ganhar. O bom líder é aquele que estimula seus funcionários a saírem da zona de conforto para que, juntos, alcancem as metas pretendidas, ainda que isso implique em correr alguns riscos. O ‘pulo do gato’ é saber mensurar e ponderar esses riscos, transformando-os em diferenciais para o sucesso.
9) Promover conflitos ou não saber administrá-los - Provocar a discórdia na equipe significa que haverá falta de sincronismo em torno de um objetivo comum. Nesse caso, cabe ao líder o papel de solucionar os conflitos, desenvolvendo profissionais vencedores e proporcionando um ambiente de trabalho tranquilo e harmonioso.
10) Ser omisso no desenvolvimento do colaborador - Não priorizar as necessidades do liderado como ser humano, não observando suas competências. É preciso entender que estimular a capacitação dos profissionais é essencial para atingir os resultados. Quando um líder tem essa percepção, abre o caminho para lapidar novos talentos e conquistar novos espaços.
As dicas acima são importantes para conduzir uma equipe de sucesso, porém, é preciso adaptá-las conforme as necessidades do ambiente corporativo. “O líder precisa ser humilde, observar, ser verdadeiro consigo mesmo, identificar seus limites e, com ética, superá-los. Liderar não é somente gerenciar, é quase um estado de espírito, é ser compartilhador, transferidor. Liderar é a habilidade de entender e de ser entendido”.
Fonte: www.pensandogrande.com.br
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