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5 de agosto de 2013

Como treinar o repositor de mercadorias de minha loja? O que ele deve fazer?

Segundo Daniel Gama, analista de RH da Coop: Os repositores precisam ser treinados sob dois aspectos; o técnico e de atendimento. Segundo Gama, o primeiro envolve o abastecimento e o layout das gôndolas. O gerente da loja ou
um repositor já experiente no serviço podem ensinar o novo funcionário. É preciso explicar detalhadamente para aonde vão os produtos e como serão alocados. Ele deve aprender quais itens (das categorias que está repondo) são os campeões de vendas, para dispor na altura correta das prateleiras. Na linha dos olhos, por exemplo, ficam os que tem maior saída”, explica. 

É importante que o repositor esteja sempre atento para não deixar formar buracos nas prateleiras. Para facilitar a operação, principalmente se a loja for muito grande, a dica é responsabilizá-lo por dois ou três corredores de produtos, no máximo. Os repositores também precisam aprender as técnicas de construção de pilhas promocionais (caixas, latas, sacos), para que possam montar e cuidar da reposição. “Quando o cliente pegar um produto do meio da ilha, por exemplo, ela não pode desmoronar”. 

E, caso o estoque da loja seja muito grande, o que requer uso de equipamentos, como empilhadeiras e paleteiras é necessário ensinar esses novos funcionários a pilotá-as, para que possam transportar caixas de mercadorias até os carrinhos. Não esqueça que, assim como os demais funcionários, os repositores precisam trabalhar dentro das normas de segurança da categoria. 

No que diz respeito a atendimento, eles podem ser orientados a não deixar de atender a qualquer solicitação no PDV. “Se o cliente estiver com problemas para achar um produto, eles podem parar o que estão fazendo para levar o cliente até o corredor procurado. Por isso, é importante que esses funcionários conheçam a loja de ponta a ponta”. 

Por último, procure ensinar os repositores a exercer um atendimento pró-ativo, adiantando-se à dúvida do cliente. “Se perceber que o consumidor está com dúvida sobre uma mercadoria ou qualquer outra coisa, ele pode oferecer ajuda. Para isso, deve estar informado sobre as características do produto que está repondo. Isso faz toda a diferença com o cliente”, explica Gama. 


Fonte: www.sm.com.br


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