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4 de outubro de 2010

A importância de encontrar os produtos na loja

Rupturas - O jogo do Perde - Perde - Perde

Apesar dos avanços no uso de tecnologia e os mais modernos recursos de gestão, as rupturas de gôndola ainda são frequentes em todo o mundo, gerando Perdas
para a indústria, o comércio e o consumidor
. A ABRAS, juntamente com o Comitê Cadeia de Abastecimento da Associação ECR Brasil e a empresa de pesquisas ACNielsen, desenvolveu um levantamento no país sobre a falta de produtos nas prateleiras no momento da compra e suas causas. Além das rupturas e suas causas, o estudo também investiga a reação do consumidor ao não encontrar os produtos que pretendia adquirir. Dependendo do momento ou da importância do item para o cliente, ele pode optar por adquirir outra marca ou compra em outra loja / rede.

  • Efeitos gerados pela rupturas

Os prejuízos dependem da atitude do consumidor diante da gôndola vazia:

a) Se desiste da compra, por exemplo de produtos de impulso, perdem o varejista e o fabricante.

b) Se adia a compra, o varejista perde um pouco de sua imagem, mas não há perda de dinheiro, uma vez que a compra será realizada na próxima visita à loja.

c) Se compra outro produto, a principal perda é do fabricante e poderá ir muito além dessa venda perdida se o consumidor perceber que prefere o produto que levou.

d) Se compra em outra loja, perde o varejista, podendo inclusive perder definitivamente o cliente se a loja do concorrente formais satisfatória.

Diante da constatação de que o consumidor ABANDONA ou mesmo TROCA DE LOJA se não encontra alguns itens essenciais da sua lista na gôndola, industria e auto-serviço se mobilizam no sentido de firmar parcerias e promover a gestão compartilhada para atender com eficiência máxima aos seus clientes.

O primeiro impulso do consumidor ao não encontrar a sua marca preferida na gôndola do supermercado é buscar uma marca similar. O segundo é PROCURAR EM OUTRA LOJA. Outro dado interessante é que, se o cliente não encontra 20% da sua lista de compras na loja, ele abandona o carrinho e vai embora.

  • Resustados das Rupturas

1 - Gestão de estoques prejudicados
2 - Perda direta de vendas
3 - Perda direta de margens
4 - Disfunção no mix de produtos

  • Causas das Rupturas

Pesquisa feita pela ACNielsen em particular com a associação ECR Brasil, revelou que mais de 80% dos casos de rupturas SÃO DE RESPONSÁBILIDADE DOVAREJO e somente 8,2% do fornecedor.

As principais causas das rupturas na loja são:

1° Lugar - A falta de reabastecimento da gôndola pelo repositor ou promotor de vendas
2° Lugar - Falhas de negociação do comercial com os fornecedores
3° Lugar - Problemas na operação do fornecedor (Produção. Entregas, Etc.)

  • Soluções

Métodos:

1- Dimensionar as rupturas, levantar informações, definir como, quando e o que medir, acumulando todas as informações internas e específicas relacionadas

2- Identificar as causas-raiz, Encontrar as causas reais das rupturas, sem se ater às causas aparentes ( Utilizar diagrama de causa e efeito mais conhecido como Método de Espinha de Peixe ou Diagrama de Ishikawa).

Ações para resolução:

As principais soluções para a correção das rupturas envolvem:

a) Rever cadastro de produtos - Eliminar a falta de produtos pela não entrada por cadastro incorreto.

b) Rever método de compras - Eliminar a falta de produtos devido ao dimensionamento incorreto das quantidades de serem compradas.

c) Definição e controle do ponto de reposição - Eliminar a falta de produtos na pela ineficiência ou não aplicação do controle de ponto de reposição de estoques e do lote mínimo necessário de compras.

d) Acompanhamento dos estoques da loja - Eliminar a falta de produtos na gôndola por falta de abastecimento dos produtos constantes no depósito. Implementar cultura de verificação e acompanhamento. Treinar, treinar e treinar todos os funcionários envolvidos na reposição.

e) Avaliação do sortimento - Verificar o sirtimento ideal para o "Bolsão" de vendas no qual a loja está inserida.

f) Treinar os funcionários envolvidos para que, rapidamente, possam identificar, resolver ou minimizar possíveis problemas de falta de produtos, demonstrando ação pró-ativa.

g) Renegociar com os fornecedores todo o processo de entrega (prazos, horários, volumes, atendimento mínimo, etc.)

A importância do controle de rupturas é gigantesca. Mesmo nas economias ais desenvolvidas, em que aos resultados finais das empresas são na ordem de 1% a 3% sobre as vendas, as cadeias mais eficientes apresentam índices de faltas de 5% a 7% de seus estoques. No Brasil, o reflexo é bem pior pois encontramos índices de faltas entre 10% a 15% e, em alguns casos, superiores a 20%.

A relevância do assunto justifica o investimento em TEMPO e Gestão para reduzir este grave problema, cujo impacto se observa, diretamente na última linha do demonstrativo de resultados.

As soluções dependem quase que exclusivamente da ação interna de cada loja, aliados à boa vontade, bom senso e disposição para enfrentar o problema.


Fonte: Revista Super Híper