Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

17 de setembro de 2010

Não emendar feriado = prejuízo para empresa!

Gestores conservadores acabam tendo abalado o relacionamento com seus colaboradores, mas claro, tudo depende do ramo de atividade.

É obvio que empresas como bancos, hospitais, farmácias, supermercados entre outros, que são fundamentais para o continuo ciclo social não podem emendar todo o feriado de quinta ou terça feira. O ponto que quero colocar são os escritórios de serviços de advocacia, contabilidade, consultoria, assessorias em geral e etc.

Imagine você gestor na época em que era empregado! Talvez você tenha se esquecido como as coisas são do lado de lá, e isso traz sérios problemas que podem parecer imperceptíveis, mas são um transtorno imenso na produtividade e crescimento.

Por mais que tenha em mente que a empresa está em 1º lugar, você está errado, a prioridade não é a empresa, é sua vida, pois no fundo o pouco tempo que a classe proletária tem para lazer e descanso, torna a mão de obra medíocre e escassa.

O cidadão empregado demora dias, meses ou até anos para criar uma imagem positiva de sua empresa e principalmente de seu patrão, existem patrões legais, justos, éticos e monstros, porém demoram segundos para odia-los.

Estas visões e óticas são individualmente guardadas por cada um, e influenciam no trabalho, isto por que a vida não é uma ciência exata, ela é complexamente humana. Se um colaborador tem a esperança de que poderá viajar com seus filhos, ou parceiro ou família em um destes feriados, e vem um cara e diz que terão de vir trabalhar, imaginem a frustração! Depois continuem pensando na raiva que ele terá do patrão como pessoa e profissional, e da empresa como gananciosa, pois nem planejou como seria ou ao menos deu escolha a este trabalhador.

Exemplo:

Na parte da manha, antes de saber a noticia, o trabalhador rendeu 30% mais devido a satisfação de conseguir reunir os familiares em uma viajem, que por sua vez demorou um tempinho para juntar o dinheiro pra pagar ela, e depois do almoço rendeu 50% menos devido a desastrosa informação de que a empresa, não irá emendar, motivo, "não podemos afetar nossa produtividade", se você pensa assim, desculpe mas você é BURRO!

Gestor, de a escolha, desconte nas férias dos colaboradores, assim eles terão a escolha de ficar em casa, irão gostar mais da empresa, do patrão, e terão maior eficácia nos processos.

Se você prefere pensar nos funcionários como números, pois bem, lhe adianto que a produtividade neste dia será baixíssima, e não pagará o consumo de luz, internet, telefone, alimentação, transporte, entre outros, ou seja, será um prejuízo, e o pior é que este prejuízo valerá para o resto do mês, INSATISFAÇÃO!

Pense em cachorros, se você os leva para passear todo dia, e de uma hora para outra resolve não ir mais, perceba como eles irão se afastar de você, e como ficarão tristes.

Tudo na vida é movido a motivação, e sua empresa é movida pela motivação dos funcionários, se eles estão bem emocionalmente, sua empresa estará bem!

Lógico, temos o lado do sócio, não vamos abrir mão de direitos nossos, pois
eles não abrem mão dos direitos deles, concordo em parte, mas entre as 2 questões, pensem bem e tenha com você o que resultará melhor para a empresa, 90% dos funcionários com raiva e chateados, com baixa produtividade ou a grande maioria de bem com a empresa e produzindo muito?

PENSE Só você gestor tem a capacidade de decidir o que é melhor, e as vezes é melhor não emendar, as vezes....

Por: Alan Castro - alan@bwcontabilidade.com.br
Fonte: www.administradores.com.br