Como montar a gôndola da sua loja
Como abastecer a loja da maneira correta, segundo o tipo de equipamento escolhido.
Para cada tipo de produto, existe um tipo de equipamento, e para cada tipo de equipamento, deve se considerar alguns pontos na hora de abastecer ou repor mercadorias.
Para cada tipo de produto, existe um tipo de equipamento, e para cada tipo de equipamento, deve se considerar alguns pontos na hora de abastecer ou repor mercadorias.
Gôndolas
Antes de expor um produto em gôndola, é necessário saber se este será exposto em cesto, gancho ou bandeja (ver mais adiante).
Regras básicas para a exposição de produtos em gôndola.
- Começar SEMPRE pela parte inferior;
- Os produtos, por ordem de tamanho e peso, no sentido horizontal, devem ser expostos da esquerda para a direita;
- Os produtos, por ordem de tamanho e peso, no sentido vertical, devem ser expostos de baixo para cima.
Ponta de Gôndola
Para a ponta de gôndola, a montagem varia de acordo com o sistema de exposição utilizado (bandeja, cesto ou gancho).
Ao se expor produtos em pontas de gôndola deve se tomar os seguintes cuidados:
A Ponta de Gôndola deve possuir SOMENTE um tipo de produto, podendo variar somente em cores. (Modelos e Tamanhos não serão permitidos pois na maioria dos casos, apresentam valores diferentes).
A exposição de mais de um tipo de produto na mesma ponta deve ser considerada somente na utilização de um produto complementar ao produto principal exposto.
Bandejas
Deve-se SEMPRE começar a instalação pela parte inferior da gôndola.
Caso haja cores diferentes à serem expostas, deve-se verticalizar a cor, de modo a facilitar a escolha do cliente.
Caso o produto a ser exposto possua data de validade, deve-se respeitar as regras de validade do produto, ou seja; produtos com validade mais próxima devem estar com "pega" mais fácil do que os de validade mais extensa, expondo os produtos com validade mais próxima à frente dos produtos com validade maior.
Ganchos
Colocar um cesto ou caixas fechadas na parte inferior.
Iniciar a montagem dos ganchos pela parte inferior.
Os produtos dos ganchos devem estar próximos de modo a não mostrar o fundo da gôndola.
Caso haja cores diferentes a serem expostas, deve-se verticalizar a cor, de modo a facilitar a escolha do cliente.
Caso o produto a ser exposto possua data de validade, deve-se respeitar as regras de validade do produto, ou seja; produtos com validade mais próxima devem estar com "pega" mais fácil do que os de validade mais extensa, expondo os produtos com validade mais próxima à frente dos produtos com validade maior.
Cestos
A partir da parte inferior, colocar até cinco cestos a uma altura máxima de 1,60m.
Colocar uma bandeja sobre o último cesto.
Colocar caixas fechadas sobre a bandeja.
Caso haja cores diferentes à serem expostas, deve-se verticalizar a cor, de modo a facilitar a escolha do cliente.
Caso o produto a ser exposto possua data de validade, deve-se respeitar as regras de validade do produto, ou seja; produtos com validade mais próxima devem estar com "pega" mais fácil do que os de validade mais extensa, expondo os produtos com validade mais próxima à frente dos produtos com validade maior.
Pallets
Pallets só são utilizados para produtos em caixa, ou que possam ser empilhados.
A altura dos produtos empilhados nesse equipamento não deve ultrapassar 1,20m.
É interessante a colocação de cartazes de preço nas faces do pallet ou ainda utilizando placa ou suporte adequado
As caixas do produto devem ser sobrepostas.
Obs: Uma boa dica é sempre deixar uma amostra do produto exposto ao cliente, assim, se houver uma pilha de ventiladores, um deles deve estar fora da caixa para facilitar a escolha do cliente.
Imagine um ventilador ou blocos de vidro, por exemplo. Isso me lembra a caixa de uns quebra-cabeças. Por mais que venha escrito na caixa qual são suas dimensões, somente quando o vemos montado é temos a real noção de seu tamanho.
Cestos de Corredor
Só utilizados para a exposição de produtos vendidos a granel, e que não podem ser empilhados.
Cartazes de preço devem estar afixados nas 4 faces da ilha a uma altura de 0,70m.
As caixas do produto devem ser sobrepostas.
Caso não haja estoque suficiente para preencher o cesto, uma boa idéia, é usar como "recheio" do cesto algumas caixas vazias (podendo até mesmo ser as próprias caixas do produto), e em volta deste, colocar, como "cobertura", o produto.
Obs: Os produtos, dentro de cestos, devem apenas ser jogados, não devendo ser arrumados.
Um dos maiores problemas que encontramos com clientes é exatamente na hora de comprar equipamentos.
Tome cuidado com o projeto de graça, muitas vezes oferecido pelas empresas que fornecem este tipo de equipamentos. A maioria dessas empresas de modo a facilitar e agilizar o trabalho junto à um novo cliente, no caso um lojista, oferece à este o projeto de layout de loja gratuito.
O cliente, muitas vezes só percebe o lado positivo da situação e esquece de ponderar quanto ao projeto.
O fabricante de gôndolas, ao fazer o layout, não está interessado em saber se você terá condições de abastecer a loja de produtos para preencher todo o equipamento comprado ou projetar uma loja confortável. Infelizmente, alguns desses fabricantes estão interessados somente em colocar a maior quantidade possível de equipamentos em sua loja, enxergam a sua loja como em um jogo do tipo “Tetris”, ou como um quebra-cabeça: Quantas gôndolas consigo colocar nessa loja ?
Do lado de quem vende o equipamento, o ideal seria ponderar e procurar atender as reais necessidades do lojista. Nem sempre é necessário tanto equipamento, ou no caso, tantas gôndolas.
Do lado de quem é lojista, vale sempre a pena consultar um escritório ou uma empresa especializada. Ou ainda, analisar muito bem o trabalho antes de comprar. Uma vez que se trata de um serviço gratuito, pesquise muitas empresas antes de comprar.
Entretanto algumas dicas:
- O fundo aramado das gôndolas, pode baratear, mas pode deixar sua loja com aspecto mais empobrecido. Se esta não é sua preocupação, pode ser uma boa saída.
- A profundidade do equipamento também pode encarecer ou baratear o equipamento
- Borrachões e proteções podem parecer um excesso, mas asseguram a durabilidade dos equipamentos
- Módulos de 1,00m em um projeto, podem ser mais vantajosos do que trabalhar com módulos de 1,30m, entretanto, diminuem o impacto de produtos e diminuem a exposição de alguns produtos.
- Gôndolas que possuem iluminação podem parecer um luxo, mas em certas categorias, valorizam e melhoram a venda de certos produtos.
Fonte: Administradores.
0 comentários:
Postar um comentário