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26 de julho de 2010

Como montar a gôndola da sua loja

Como abastecer a loja da maneira correta, segundo o tipo de equipamento escolhido.

Para cada tipo de produto, existe um tipo de equipamento, e para cada tipo de equipamento, deve se considerar alguns pontos na hora de abastecer ou repor mercadorias.


Gôndolas

Antes de expor um produto em gôndola, é necessário saber se este será exposto em cesto, gancho ou bandeja (ver mais adiante).

Regras básicas para a exposição de produtos em gôndola.
- Começar SEMPRE pela parte inferior;
- Os produtos, por ordem de tamanho e peso, no sentido horizontal, devem ser expostos da esquerda para a direita;
- Os produtos, por ordem de tamanho e peso, no sentido vertical, devem ser expostos de baixo para cima.

Ponta de Gôndola


Para a ponta de gôndola, a montagem varia de acordo com o sistema de exposição utilizado (bandeja, cesto ou gancho).

Ao se expor produtos em pontas de gôndola deve se tomar os seguintes cuidados:
A Ponta de Gôndola deve possuir SOMENTE um tipo de produto, podendo variar somente em cores. (Modelos e Tamanhos não serão permitidos pois na maioria dos casos, apresentam valores diferentes).
A exposição de mais de um tipo de produto na mesma ponta deve ser considerada somente na utilização de um produto complementar ao produto principal exposto.

Bandejas


Deve-se SEMPRE começar a instalação pela parte inferior da gôndola.

Caso haja cores diferentes à serem expostas, deve-se verticalizar a cor, de modo a facilitar a escolha do cliente.
Caso o produto a ser exposto possua data de validade, deve-se respeitar as regras de validade do produto, ou seja; produtos com validade mais próxima devem estar com "pega" mais fácil do que os de validade mais extensa, expondo os produtos com validade mais próxima à frente dos produtos com validade maior.

Ganchos


Colocar um cesto ou caixas fechadas na parte inferior.

Iniciar a montagem dos ganchos pela parte inferior.
Os produtos dos ganchos devem estar próximos de modo a não mostrar o fundo da gôndola.
Caso haja cores diferentes a serem expostas, deve-se verticalizar a cor, de modo a facilitar a escolha do cliente.
Caso o produto a ser exposto possua data de validade, deve-se respeitar as regras de validade do produto, ou seja; produtos com validade mais próxima devem estar com "pega" mais fácil do que os de validade mais extensa, expondo os produtos com validade mais próxima à frente dos produtos com validade maior.

Cestos


A partir da parte inferior, colocar até cinco cestos a uma altura máxima de 1,60m.

Colocar uma bandeja sobre o último cesto.
Colocar caixas fechadas sobre a bandeja.
Caso haja cores diferentes à serem expostas, deve-se verticalizar a cor, de modo a facilitar a escolha do cliente.
Caso o produto a ser exposto possua data de validade, deve-se respeitar as regras de validade do produto, ou seja; produtos com validade mais próxima devem estar com "pega" mais fácil do que os de validade mais extensa, expondo os produtos com validade mais próxima à frente dos produtos com validade maior.

Pallets


Pallets só são utilizados para produtos em caixa, ou que possam ser empilhados.

A altura dos produtos empilhados nesse equipamento não deve ultrapassar 1,20m.
É interessante a colocação de cartazes de preço nas faces do pallet ou ainda utilizando placa ou suporte adequado
As caixas do produto devem ser sobrepostas.

Obs: Uma boa dica é sempre deixar uma amostra do produto exposto ao cliente, assim, se houver uma pilha de ventiladores, um deles deve estar fora da caixa para facilitar a escolha do cliente.


Imagine um ventilador ou blocos de vidro, por exemplo. Isso me lembra a caixa de uns quebra-cabeças. Por mais que venha escrito na caixa qual são suas dimensões, somente quando o vemos montado é temos a real noção de seu tamanho.


Cestos de Corredor


Só utilizados para a exposição de produtos vendidos a granel, e que não podem ser empilhados.

Cartazes de preço devem estar afixados nas 4 faces da ilha a uma altura de 0,70m.
As caixas do produto devem ser sobrepostas.
Caso não haja estoque suficiente para preencher o cesto, uma boa idéia, é usar como "recheio" do cesto algumas caixas vazias (podendo até mesmo ser as próprias caixas do produto), e em volta deste, colocar, como "cobertura", o produto.

Obs: Os produtos, dentro de cestos, devem apenas ser jogados, não devendo ser arrumados.






Um dos maiores problemas que encontramos com clientes é exatamente na hora de comprar equipamentos.

Tome cuidado com o projeto de graça, muitas vezes oferecido pelas empresas que fornecem este tipo de equipamentos. A maioria dessas empresas de modo a facilitar e agilizar o trabalho junto à um novo cliente, no caso um lojista, oferece à este o projeto de layout de loja gratuito.
O cliente, muitas vezes só percebe o lado positivo da situação e esquece de ponderar quanto ao projeto.

O fabricante de gôndolas, ao fazer o layout, não está interessado em saber se você terá condições de abastecer a loja de produtos para preencher todo o equipamento comprado ou projetar uma loja confortável. Infelizmente, alguns desses fabricantes estão interessados somente em colocar a maior quantidade possível de equipamentos em sua loja, enxergam a sua loja como em um jogo do tipo “Tetris”, ou como um quebra-cabeça: Quantas gôndolas consigo colocar nessa loja ?

Do lado de quem vende o equipamento, o ideal seria ponderar e procurar atender as reais necessidades do lojista. Nem sempre é necessário tanto equipamento, ou no caso, tantas gôndolas.

Do lado de quem é lojista, vale sempre a pena consultar um escritório ou uma empresa especializada. Ou ainda, analisar muito bem o trabalho antes de comprar. Uma vez que se trata de um serviço gratuito, pesquise muitas empresas antes de comprar.

Entretanto algumas dicas:

  • O fundo aramado das gôndolas, pode baratear, mas pode deixar sua loja com aspecto mais empobrecido. Se esta não é sua preocupação, pode ser uma boa saída.
  • A profundidade do equipamento também pode encarecer ou baratear o equipamento
  • Borrachões e proteções podem parecer um excesso, mas asseguram a durabilidade dos equipamentos
  • Módulos de 1,00m em um projeto, podem ser mais vantajosos do que trabalhar com módulos de 1,30m, entretanto, diminuem o impacto de produtos e diminuem a exposição de alguns produtos.
  • Gôndolas que possuem iluminação podem parecer um luxo, mas em certas categorias, valorizam e melhoram a venda de certos produtos.
Cuidado ao comprar gôndolas coloridas. Utilize preferencialmente o branco ou o cinza. Essas cores são neutras e não atrapalham no visual da loja. Lembre-se: Os holofotes devem estar voltados à suas mercadorias, não à suas gôndolas.

Fonte: Administradores.