Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

17 de julho de 2013

Produtividade e Tempo

Com o aumento de nossas atividades profissionais, é constante a sensação de que o nosso tempo é insuficiente. Mas será que é esse mesmo o problema? 

Já parou para pensar em como o ambiente no qual estamos inseridos pode influenciar no quanto somos capazes de produzir? 

Esse ambiente depende muito da organização, da criação de uma rotina, de processos que permitam que você e sua equipe tenham a autonomia de agir em determinadas situações, e é claro, do bom relacionamento entre as pessoas envolvidas. 

Existem fatores como a procrastinação, o excesso de prioridades, o acúmulo de tarefas por falta de planejamento e as famosas reuniões desnecessárias que impossibilitam que o seu negócio evolua e faz com que todos sintam que o tempo passa cada vez mais rápido e que há sempre algo do qual não se deu conta. 

Para fugir das armadilhas do tempo cabe a nós mesmos mudar de atitude. Precisamos parar um momento e rever compromissos, avaliar o que tem dado certo e o que não tem e estabelecer objetivos através de planejamento e muita disciplina. 

Não adianta querer abraçar o mundo de uma vez. É preciso pegar um desafio por vez para não comprometer outras tarefas que já tenha assumido. Só assim você se sentirá evoluindo sempre e não um apagador de incêndios. 

Para isso que tal algumas dicas? 

Defina um foco. a partir do momento em que suas prioridades forem definidas, fica mais fácil manter o foco no que é necessário e ver se é preciso correr mais ou se pode administrar o tempo com mais tranquilidade. Mas cuidado! Desvios constantes do foco com distrações, conversas paralelas ou uso de celulares e redes sociais podem tirar a concentração e gastar um tempo que fará falta depois. (É claro que não estou dizendo para não acessar a internet nunca e compartilhar o que mais gosta nas suas redes sociais. O problema está no exagero!). 

Atenção aos prazos. estabeleça uma ordem para as tarefas a serem realizadas de acordo com a data de entrega do serviço/produto estabelecida em seu planejamento. Você pode planejar a semana e fazer uma lista de compromissos importantes para serem feitos. Empreendedores que não conseguem definir o que deve ser realizado primeiro, o que é urgente e o que é importante e o que não é acabam gerando um acúmulo de tarefas, atrasos e MUITA dor de cabeça. Por isso, crie o hábito saudável de se planejar. 

Deixe o ambiente mais humano. É claro que muitas vezes é preciso separar a vida pessoal da vida profissional, mas seres humanos são naturalmente sociais e precisam de relacionamento para se sentir bem, felizes e dispostos no trabalho. Por isso, crie espaço para que as pessoas se sintam integradas ao espaço de trabalho com suas particularidades. Estimular uma filosofia de qualidade de vida e de qualidade no uso do tempo melhorará a produtividade e os resultados da sua empresa. Acredite! Nunca subestime o poder de um ambiente agradável ou de uma ação gentil.



Acesse nossa página no Facebook!


Veja também!

O que fazer se a empresa vai mal?