Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

21 de maio de 2012

O que fazer se a empresa vai mal?



Muitas startups passam por dificuldades, e algumas realmente fracassam. Mas as atitudes do empreendedor podem fazer uma grande diferença entre um período difícil e a falência. Veja algumas dicas simples, que ajudaram a colunista Penelope Trunk, a superar seus obstáculos:

1. Conte às pessoas
No mundo das startups, existe uma espécie de “código de silencio". Ninguém quer contar que está com dificuldades na empresa. Os produtos são ótimos, assim como os clientes e o fluxo de caixa. Essa noção é propagada até para atrair investidores. No entanto, a colunista conta que recebeu mais ajuda justamente quando foi honesta quanto aos seus problemas. 

Quando ela publicou no site um texto sobre seus problemas financeiros e o impacto emocional deles, recebeu uma série de mensagens de outros empreendedores, que ofereciam apoio moral. Esses e-mails a ajudaram a superar mentalmente essa fase ruim, de modo que Penelope pode correr atrás das fontes de financiamento para o negócio. 

2. Use jogos mentais 
Os empreendedores têm muita fé no seu negócio. Mas ninguém é perfeito, e esses empresários passam por momentos de dúvida. Nessas horas, é preciso usar truques mentais para forçar o cérebro a se lembrar daquela fé.

Por exemplo: lembre-se de que suas decisões foram bem fundamentadas. Pense naquelas fases em que você achou que era um fracasso, mas, na verdade, estava exagerando.

3. Mude. De verdade
A ideia de alterar o curso do negócio em 180o está na moda agora. Isto é: se as coisas não estão funcionando no modelo atual, mude-o. Isso é razoavelmente fácil se você é adepto de uma startup enxuta, já que há menos desperdício de recursos. Mas, segundo Penelope, as pessoas não fazem mudanças o suficiente. 
E há muitas oportunidades para empresas que não estão indo bem. Quanto mais longe você vai com a sua mudança, mais chances tem de sucesso.

4. Venda a sua empresa
Uma estratégia de saída do empreendedor pode ser a solução para o negócio. Outra pessoa tem a chance de levar a empresa de volta ao sucesso, e você pode partir para a próxima iniciativa ou negociar uma sociedade. Então, se a sua empresa está mal das pernas, considere vendê-la por um valor baixo.

Fonte: revistapegn.globo.com/ Inc.com

E você, o que acha dessas dicas? Já passou por momentos difíceis na sua empresa?