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18 de julho de 2013

20 Anos de internet: Como empreender na web do futuro.

Em maio de 2013 a WorldWideWeb (WWW), mais conhecida como internet, completou 20 anos de existência. 

A criação da rede foi um marco histórico para a sociedade contemporânea. Ela é vista como um divisor de águas,
já que transformou a forma como as pessoas e as empresas trabalham e se relacionam. E ainda continua provocando alterações que ainda nem conhecemos. 

Abaixo segue algumas dicas para quem deseja empreender na web do futuro. Confira três grandes tendências da internet que merecem ser levadas a sério por quem tem negócio ou deseja tê-lo. 

1. Nuvem - A computação em nuvem era questão de tempo. Com o crescimento da tecnologia em um mundo já globalizado, seria necessário que, em algum momento, fosse possível acessar dados de qualquer lugar e em qualquer dispositivo com acesso à rede. Isso faz parte do que Berners-Lee, o desenvolvedor da rede, chamou de Web Semântica. Segundo ele, esse modelo está relacionado à colocação de arquivo de dados na web. Mais do que documentos e telas fixas, ele fala em dados, bancos de dados, aplicativos e páginas que possam ser tornados públicos ou dêem permissão a quem tem concessão para acessar de qualquer lugar. Além disso, páginas, bancos e apps devem trocar arquivos entre si. Ou seja, aplicações interconectadas. Para quem empreende com tecnologia ou não, considerar essa realidade é fundamental. Facilitar o acesso de dados, pagamentos, buscas, dados de clientes e ter tudo isso em um local comum a todos é regra na atualidade. Quanto mais cedo nos acostumarmos com essa realidade, mais fácil será ter sucesso no novo modelo que a internet nos dá para termos um negócio. 


2. Viabilizar e rentabilizar negócios online - De uma forma sucinta, existem duas grandes formas de rentabilizar um negócio online; Mídia ou Patrocínio x Pagamento por serviços. O primeiro modelo prevê acesso gratuito a informações, conteúdo e serviços. A forma de viabilizar o negócio, comercialmente falando, se dá por meio de mídia de anunciantes ou de patrocínio de outras empresas que desejam ter seu nome atrelado à sua empresa. Já o segundo pode até contar com mídia, mas a principal fonte de renda é o pagamento do público-alvo por serviços que o negócio oferece, como no caso de assinaturas, por exemplo. Para quem empreende diretamente com a internet ou oferece serviços online, saber qual modelo de rentabilização escolher ou se haverá uma mescla de ambos é fundamental. Isso deve estar atrelado ao DNA da marca e constar no plano de negócio. 


3. Falta de privacidade - Às vezes, a sensação de se viver em um mundo tecnológico é a de que podemos encontrar qualquer tipo de informação na web, incluindo dados pessoais. Isso quer dizer que, com a tecnologia, não temos mais privacidade? Não necessariamente! Desde a criação da internet, estamos passando por uma transformação na forma como nos relacionamos. Mas as mudanças ainda não acabaram. Isso significa que precisamos nos adaptar a uma nova realidade onde não há como não estar conectado. A maior parte das ferramentas que “escancaram” informações também possui seus próprios mecanismos de proteção de dados. É importante conhecê-los e encontrar um ponto de balanço no jogo de mostrar e esconder. 

No mundo corporativo, a tecnologia permite, cada vez mais, estimular o trabalho colaborativo. Saber como trabalhar dessa forma é uma vantagem estratégica, principalmente para as PMEs. Isso porque, com menos funcionários do que uma grande organização, a integração dos colaboradores é uma das coisas que fará o negócio evoluir. 

Já na visão do cliente, vale destacar que existem teorias a respeito da falta de privacidade e do comportamento das pessoas quando isso acontece. Em resumo, alguns teóricos e especialistas afirmam que a grande quantidade de canais para opinar na internet vai fomentar julgamentos mais atrozes e, com isso, a rede poderá se tornar mais preconceituosa. Ou seja, ao misturar vidas sociais, pessoais e profissionais, no futuro, os usuários acabarão optando por opinar ou falar menos publicamente, se preservando. 

Dessa forma, o mundo offline será o ambiente onde as pessoas poderão se relacionar livremente, em um movimento contrário ao que aconteceu quando a internet surgiu e havia espaço para todos dizerem o que pensavam. Concorde com a teoria ou não, terá sucesso o empreendedor que for capaz de utilizar a web e promover o encontro do que é dito lá na vida real, desconectada. Algo a se pensar e uma tendência para analisar!




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