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19 de julho de 2010

O crescimento do comércio eletrônico

Loja Virtual, Crescimento Real

O comércio eletrônico ou e-commerce surgiu nos meados dos anos 90 e no Brasil aproximadamente em 1995. Nos últimos sete anos o número de internautas quadruplicou devido a expansão da Internet. Segundo a e-bit, empresa de pesquisa e marketing online, nos últimos anos o crescimento médio desta forma de comércio tem sido de 40% ao ano. Segundo a Serasa Experian em 2009 as lojas virtuais tiveram um crescimento de 28% enquanto as lojas físicas cresceram 6,8%.

Com o passar do tempo as empresas vão se adaptando ao novo perfil do consumidor moderno chamado de e-consumidor que tem sua satisfação avalida pelos seguintes itens:

  • Praticidade e Facilidade de comprar
  • Seleção de produtos
  • Informações sobre os produtos
  • Preços
  • Navegação
  • Entrega no Prazo
  • Qualidade dos produtos
  • Qualidade do atendimento a clientes
  • Política de privacidade
  • Segurança nas transações financeiras
  • Manuseio e envio dos produtos
Para muitas empresas o comércio eletrônico ainda é um canal complementar de comercialização e para outras sua principal atividade e este processo envolve novas estratégias nas diferentes áreas como marketing, logística, infra-estrutura, tecnologia e administração. O potencial de crescimento deste mercado ainda é grande, pois segundo um levantamento daPaulo, 64% dos comerciantes estão fora do comércio eletrônico por desconhecerem suas vantagens. As empresas inseridas na Internet afirmam que o aumento médio das vendas foi de 38%. Por outro lado o comércio eletrônico desfavorece a margem de lucro, pois o cliente antes de comprar pesquisa preço e características dos produtos na internet obtendo argumentos para negociação forçando uma diminuição da rentabilidade do comerciante. Diante desta evolução, a relação entre os fornecedores, varejistas e consumidores irá passar por profundas mudanças.

Os fatores que favorecem o crescimento deste mercado são:
  • Facilidade de acesso à Internet
  • Comodidade
  • Preços de produtos mais acessíveis
  • Baixa taxa de financiamento
  • Pesquisa por produtos fácil e rápida
  • Maior sortimento de produtos
  • Funcionamento 24 horas por dia, todos os dias
  • Economia favorável
  • Velocidade nas transações
  • Menor custo que uma loja física
  • Venda direta (sem distribuidor)
  • Incentivos fiscais em alguns estados
  • Menor risco de inadimplência
  • Visibilidade da marca a nível mundial
  • Serviços personalizados
  • Inclusão Digital das classes empresariais mais baixas
  • Crescimento da Banda Larga

Apesar de uma pesquisa apontar a confiabilidade de 86,3% em 2009 dos e-consumidores, este fator ainda inibe o crescimento mais acelerado do comércio eletrônico, pois boa parte dos clientes ainda tem a sensação de insegurança ao comprar pela internet. O desafio é conquistar a confiança destes no momento de confirmar o carinho de compras e finalizar o pedido informando o número do seu cartão de crédito. O comércio na Internet é Virtual e o site é uma máscara que pode esconder empresas mal intencionadas que deixam de entregar ao cliente as mercadorias compradas e já pagas. Por outro lado o comércio virtual também sofre com compradores que aplicam golpes no momento da aprovação do crédito fornecendo número de cartões clonados e falsos endereços para a entrega e neste caso não existe nenhuma garantia por parte das administradoras de cartões. Portanto em qualquer dos lados, todo cuidado é pouco. Uma das ferramentas utilizadas para evitar estes transtornos é a própria internet que através de sites especializados fornecem informações de credibilidade tanto da loja quanto do cliente antes de confirmar o pedido.

O cliente procura segurança nas lojas virtuais bem sucedidas e assim são porque:
  • Analisam e estudam a melhor oportunidade de negócio para o seu produto.
  • Oferecem ao consumidor preço justo, marcas conhecidas, qualidade da loja, confiabilidade, segurança e facilidade de navegação.
  • Atendem as necessidades de um público específico
  • Conhecem o mercado de seus produtos e seus concorrentes
  • Conquistam a confiança do cliente mantendo sempre uma equipe especializada e bem treinada para todas as eventualidades.
  • Fazem grandes investimentos na visibilidade do seu negócio na Internet.
Portanto tudo favorece o crescimento do comércio eletrônico, ou seja, a estabilidade da economia, o avanço da tecnologia, aumento do público com acesso a internet, surgimento de lojas virtuais sérias que disponibilizam variedade, facilidade, economia e segurança. Este é um caminho sem volta.




Por: Carlos Elias Feres (Diretor da Automatizando)
Publicado na revista Alshop. Edição 178.