O crescimento do comércio eletrônico
Loja Virtual, Crescimento RealO comércio eletrônico ou e-commerce surgiu nos meados dos anos 90 e no Brasil aproximadamente em 1995. Nos últimos sete anos o número de internautas quadruplicou devido a expansão da Internet. Segundo a e-bit, empresa de pesquisa e marketing online, nos últimos anos o crescimento médio desta forma de comércio tem sido de 40% ao ano. Segundo a Serasa Experian em 2009 as lojas virtuais tiveram um crescimento de 28% enquanto as lojas físicas cresceram 6,8%.
Com o passar do tempo as empresas vão se adaptando ao novo perfil do consumidor moderno chamado de e-consumidor que tem sua satisfação avalida pelos seguintes itens:
- Praticidade e Facilidade de comprar
- Seleção de produtos
- Informações sobre os produtos
- Preços
- Navegação
- Entrega no Prazo
- Qualidade dos produtos
- Qualidade do atendimento a clientes
- Política de privacidade
- Segurança nas transações financeiras
- Manuseio e envio dos produtos
Os fatores que favorecem o crescimento deste mercado são:
- Facilidade de acesso à Internet
- Comodidade
- Preços de produtos mais acessíveis
- Baixa taxa de financiamento
- Pesquisa por produtos fácil e rápida
- Maior sortimento de produtos
- Funcionamento 24 horas por dia, todos os dias
- Economia favorável
- Velocidade nas transações
- Menor custo que uma loja física
- Venda direta (sem distribuidor)
- Incentivos fiscais em alguns estados
- Menor risco de inadimplência
- Visibilidade da marca a nível mundial
- Serviços personalizados
- Inclusão Digital das classes empresariais mais baixas
- Crescimento da Banda Larga
Apesar de uma pesquisa apontar a confiabilidade de 86,3% em 2009 dos e-consumidores, este fator ainda inibe o crescimento mais acelerado do comércio eletrônico, pois boa parte dos clientes ainda tem a sensação de insegurança ao comprar pela internet. O desafio é conquistar a confiança destes no momento de confirmar o carinho de compras e finalizar o pedido informando o número do seu cartão de crédito. O comércio na Internet é Virtual e o site é uma máscara que pode esconder empresas mal intencionadas que deixam de entregar ao cliente as mercadorias compradas e já pagas. Por outro lado o comércio virtual também sofre com compradores que aplicam golpes no momento da aprovação do crédito fornecendo número de cartões clonados e falsos endereços para a entrega e neste caso não existe nenhuma garantia por parte das administradoras de cartões. Portanto em qualquer dos lados, todo cuidado é pouco. Uma das ferramentas utilizadas para evitar estes transtornos é a própria internet que através de sites especializados fornecem informações de credibilidade tanto da loja quanto do cliente antes de confirmar o pedido.
O cliente procura segurança nas lojas virtuais bem sucedidas e assim são porque:
- Analisam e estudam a melhor oportunidade de negócio para o seu produto.
- Oferecem ao consumidor preço justo, marcas conhecidas, qualidade da loja, confiabilidade, segurança e facilidade de navegação.
- Atendem as necessidades de um público específico
- Conhecem o mercado de seus produtos e seus concorrentes
- Conquistam a confiança do cliente mantendo sempre uma equipe especializada e bem treinada para todas as eventualidades.
- Fazem grandes investimentos na visibilidade do seu negócio na Internet.
Por: Carlos Elias Feres (Diretor da Automatizando)
Publicado na revista Alshop. Edição 178.
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