Geração Y – Como lidar com colaboradores jovens.
Pessoas de diferentes gerações percebem o mundo com visões distintas. Isso acontece porque o mundo muda muito rápido e os desejos e anseios dos jovens correm na mesma velocidade. Uma pergunta constante dentrodo mundo corporativo quando se trata da conhecida geração Y (1980 a 2000) é como motivar e reter estes talentos. Para ajudar a lidar com esses jovens que cresceram com a internet, TV a cabo e celulares, tornando-se assim, uma geração extremamente criativa, dinâmica e imediata, segue alguns dicas importantes:
Crie um ambiente divertido: essa geração precisa de liberdade e estímulo. Um ambiente descontraído faz com que a criatividade aflore, sem que eles se sintam pressionados. Quanto mais livres eles se sentirem, mais resultados eles produzirão.
Remuneração: pesquisas recentes comprovaram que, para essa geração, salário não é tudo, mas boa parte da satisfação vem daí. Não tem como mantê-los se os salários estiverem abaixo do mercado e de suas funções. Bonificações demonstram que a empresa se preocupa e valoriza seus colaboradores.
Reconhecimento: quanto mais valorizada e reconhecida essa geração for, mais ela rende. Se o colaborador se destacar, valorize-o, faça elogios, faça com que ele se sinta parte essencial para a empresa.
Desenvolvimento: além de aculturar o colaborador, uma empresa que propõe treinamentos demonstra que está preocupada com seu crescimento. Além disso, esse treinamento gera nos jovens uma confiança sem igual e extremamente necessária para que ele realize seus trabalhos com eficácia.
O que as empresas precisam entender é que as mudanças provenientes com a chegada da geração Y não são efêmeras. São esses jovens que, daqui algum tempo, assumirão cadeiras de líderes em sua empresa. É por isso que é tão importante que as companhias se adaptem a essa geração inquieta e sedenta por novidades. Não adianta tentar força-los a trabalhar com a cultura existente de outras gerações, as empresas precisam compreender as motivações dos jovens e encontrar um meio termo entre o tradicional e o novo sem perder produtividade e bons negócios, é claro.
Fonte:www.pensandogrande.com.br
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