Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

22 de julho de 2013

5 Mentores que todo empreendedor precisa ter.

A vida de um empreendedor não fica mais simples com o passar do tempo. A cada nova conquista três novos desafios aparecem e é preciso ter pés no chão, cabeça no lugar e um bom suporte das pessoas próximas para
não
transformar o sonho do negócio próprio em pesadelo. 

A menos que você tenha anos de experiência em gestão no mesmo ramo de atuação, comandar uma empresa que está sob sua inteira responsabilidade é uma pressão constante, tendo que lidar com várias situações que nenhum dos cursos que fez ou livros que leu ensinou a resolver.
Isso significa que você (e seu sócio se tiver um) precisa tomar decisões complicadas e aguentar o estresse do dia a dia sozinho, sem choro. Felizmente, ter as pessoas certas, com perspectivas diferentes por perto podem ajudar empreendedores a lidarem melhor com a rotina nada fácil de fazer uma empresa crescer. E o melhor é que eles o ajudarão sem cobrar nada por isso. 


  • Alguém que acredita em você - Como é bom conversar com aquelas pessoas que acreditam em você, que sempre lhe disseram que você iria longe, que você é muito competente, talentoso, dedicado… Pessoas assim motivam e todo mundo precisa de motivação extra de vez em quando, inclusive empreendedores, donos de uma alta capacidade de se automotivar. Vá ver essas pessoas de vez em quando e ouça o que elas têm a dizer, elas são o tipo de pessoa que jamais dirão que está tudo bem antes de você ter dado o seu máximo, pois elas sabem que o seu máximo é muito mais do que você acha que é. Elas também serão as primeiras a abrirem uma garrafa de espumante em sua homenagem e dizer “eu sabia!”. 



  • Alguém com formação oposta a sua - Um dos conselhos de empreendedorismo que eu já vi várias e várias vezes em diversos locais é: encontre alguém diferente de você. Se você é bom em finanças, arrume um bom marketing; se você é um excelente administrador, arrume um especialista em pessoas. Mas mesmo que você não tenha essa pessoa na empresa (ainda), é bom ter pessoas de fora quem possam lhe ajudar a ampliar sua visão sobre assuntos que você não domina. Adote o hábito de conversar com alguém de outras áreas, você irá aprender muito mais com eles do que aprenderia conversando com seus pares. Certamente, você não se tornará mestre, mas enquanto estiver aprendendo lições, está bem. 



  • Alguém que você não gosta - “Negócios, negócios, amigos à parte”. O velho ditado tem uma lição escondida: você não trabalha apenas com amigos. Levar uma empresa ao sucesso, sobretudo hoje, exige cooperação de pessoas que, muitas vezes, você não vai com a cara. Não deixe o ego ou orgulho atrapalhar o bom senso. Domine a arte de lidar com os diferentes tipos de pessoas para conseguir o que você quer. Você não tem que ser falso nem convidar para um churrasco no final de semana, apenas seja profissional. Lembre-se: Se você acha que pode sobreviver fazendo tudo sozinho, irá aprender da pior maneira que estava errado. 



  • Alguém na mesma situação que você - Pode ser difícil de encontrar, mas ter alguém com formação parecida com a sua, passando pelos mesmos problemas em um momento similar do negócio pode ser extremamente valioso. Significa que ambos falam a mesma língua, vivem situações semelhantes, mas com experiências totalmente diferentes. No entanto, ter alguém que pensa igual a você só é bom se você consegue enxergar sob outra perspectiva (pontos 3, 4 e 5). Saber o que alguém como você faria na sua situação ajuda a aumentar a confiança na hora de agir, já que você saberá se está fazendo o certo ou algo completamente insano. 



  • Um amigo de longa data - Alguém com quem você conversa desde a infância, alguém que te conheça muito antes de ter ouvido falar em empreendedorismo. Ele(a) pode não entender nada sobre o seu negócio ou negócios em geral, mas talvez seja isso mesmo que faça dele o melhor mentor que você pode ter como empreendedor. Essas pessoas resgatarão grandes momentos de uma época com menos responsabilidades, por vezes lhe lembrarão do que é realmente importante na vida e salvarão você do estresse mortal que a vida como dono do próprio negócio causa de tempos em tempos. O mais importante conselho que você pode receber, por vezes, é o mais simples. Pegue leve: esse é o tipo de coisa que apenas grandes amigos sabem como dizer.


Acesse nossa página no Facebook!


Veja também!

Sociedade entre amigos. Isso dá certo?