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15 de janeiro de 2013

Como anunciar em sites de conteúdo




Já falamos sobre como fazer com que seu site apareça bem em buscas (orgânicas e patrocinadas), mas e as visitas que milhões de sites de conteúdo  recebem diariamente, dá pra aproveitar? Oh, yeah.

O primeiro passo é criar artes e banners para a campanha. Se você tiver alguém responsável pela parte artística na empresa, ótimo; caso contrário, pague um bom ilustrador.

Existem diversos formatos padrão para banners, todos medidos em pixels. Os tamanhos mais comuns são: 728×90, 336×280, 125×125, 468×60 e 600×150. A partir de um padrão, um bom profissional conseguirá fazer as adaptações para os demais tamanhos.

Para veicular as campanhas, você tem basicamente 2 opções:

1. Comprar mídia diretamente com o site

Grandes sites e blogs normalmente vendem diretamente com o anunciante  os espaços de mídia. Ou seja, você tem que entrar em contato com a equipe de vendas deles para negociar a inserção do seu anúncio.

- Portais 

Anunciar em grandes portais (como UOL, Terra, G1 e por aí vai) é possível e (às vezes) existem opções de mídia com preços acessíveis em partes específicas dos portais.


Vantagem: aparecer pra muita gente de uma só vez é uma tática válida.
Desvantagens: preço alto e baixa segmentação.
Sites específicos e blogs

- Blogs e sites específicos

Inúmeros sites e blogs que falam sobre assuntos específicos, apesar de menores, também vendem mídia diretamente. Os assuntos são totalmente variados e, com certeza, você consegue encontrar alguns sites que falam sobre o seu setor – desde alimentação infantil e saúde, até padrões de qualidade e TI.


Vantagens: preços acessíveis, campanha por mais tempo no ar, audiência extremamente segmentada.
Desvantagem: o público não é gigantesco e, por isso, para ter resultados expressivos as campanhas devem durar, no mínimo do mínimo, 1 mês

*Outra grande vantagem de sites menores é poder produzir conteúdo patrocinado, ou seja, o seu potencial cliente está lendo sobre o problema que o seu produto resolve, pimba! Ele já vê que o seu produto resolve a vida dele e já vai pro seu site conhecer mais.


Por fim, também é legal citar que esses sites normalmente têm canais em mídias sociais (como Twitter e Facebook) com um grande número de seguidores. Alguns oferecem envios patrocinados de mensagens, o que pode ser uma ação bem bacana também.

Para descobrir os melhores sites pra você investir, é fundamental fazer pesquisas de acordo com o perfil do seu cliente.


2. Utilizar programas de afiliados

Para quem quer anunciar controlando bem o orçamento diariamente e aparecer em vááárias páginas de uma só vez, uma boa saída é utilizar programas de afiliados.

Como funciona? Você segmenta os tipos de sites em que quer aparecer através de assuntos e às vezes do público-alvo, daí você cadastra os banners da campanha e, claro, paga.

Além da própria Rede de Display do Google (que já aproveita sua segmentação feita para o AdWords), também temos soluções nacionais bastante conhecidas, como Lomadee e Boo-Box.

Vantagem: a chance de alcançar muito mais gente com um orçamento relativamente baixo e ter relatórios bem legais.
Desvantagem:  os sites mais influentes acabam escolhendo a venda direta, então eles nem sempre são alcançáveis por esse método.

Bônus: Compra coletiva

Falamos ontem sobre os cuidados e vantagens dos sites de compra coletiva, veja aqui.

Assim como em links patrocinados, as ações de divulgação utilizando conteúdo e banners trazem retorno apenas com o tempo. Por isso, fazer testes por períodos de tempo mais longos é essencial para que, de fato, você possa conhecer a eficiência de cada canal.

Não adianta esperar sempre resultado imediato. Isso não existe em publicidade, ainda mais se você vende para outras empresas, que normalmente não fazem compras por impulso da mesma forma que o consumidor final.


FONTE: Saia do lugar / Adaptado por Amanda Lisboa

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