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24 de agosto de 2012

Como criar um planejamento de mídias sociais



Em Social Media é muito normal o pessoal falar em “estratégia”, mas não falar em “planejamento”. Por isso achei legal compartilhar essas dicas que li, sobre como criar um plano voltado para Mídias Sociais: 


1. Determine os seus objetivos de forma clara. 
Saiba onde você quer chegar e, a partir daí, desenvolva as ações que você tomará. O objetivo é aumentar o número de visitações? Aumentar as conversações? Sabendo isso, você conseguirá decidir quais são as medidas mais adequadas e eficazes para ter sucesso. 

2. Liste os canais onde você atua.
Assim você poderá usá-los de forma integrada nos seus esforços. Por exemplo: Se você dispara uma newsletter, pode incluir nela um link para todas as suas presenças nas redes sociais. 

3. Seja o mais específico possível na definição do público alvo. 
Saiba quem é o seu público alvo, não queira agradar a todos, se os seus clientes são esportistas, executivos, donas de casa, ou qualquer que seja, faça sua comunicação voltada para esse público.

4. Defina qual é a mensagem que você quer passar, qual a personalidade que você quer ter (você ou a sua marca). 
Em redes sociais é fácil ver empresas que se perdem por acreditar que, no Facebook por exemplo, é permitido falar sobre qualquer coisa, comentar sobre tudo e fazer piadinhas. Defina bem a postura da sua empresa.

5. Determine que canais usar para alcançar a sua audiência. 
Nem sempre a maior rede social existente é a mais adequada. Uma rede social que esteja na moda não vale o esforço e o investimento, se o seu público não estiver nela. Ex: Se as pessoas que você quer atingir estão no Orkut, não adianta nada se concentrar no Facebook. 

6. Faça planos de 90 dias. 
O mundo das mídias sociais muda muito rápido, e esse tempo permite fazer ajustes, seja para melhorar o que está funcionando, ou para consertar o que não está. 

7. Crie um calendário editorial. 
Determine a frequência com que você irá postar, além de saber o que e quando publicar. Por exemplo: datas comemorativas ou eventos relevantes para o seu público. 

8. Crie um cronograma de trabalho e manutenção. 
Defina os dias e horários para fazer backup, monitorar contas, responder a audiência, escrever o conteúdo, etc. 

9. Encare as mídias sociais com profissionalismo.
Se você tiver a sorte de ter uma equipe, aprenda uma coisa: delegue. Dividir as responsabilidades faz muita diferença, pois permite que cada pessoa se dedique melhor a cada tarefa. 

10. Avalie. 
Após o fim dos 90 dias do planejamento, pare para avaliar quais os objetivos foram atingidos, como foram atingidos, e veja o que funciona ou não. Assim você pode fazer os ajustes.

Fonte: Comunicadores.info

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