Como criar um planejamento de mídias sociais
Em Social Media é muito normal o pessoal falar em “estratégia”, mas não falar em “planejamento”. Por isso achei legal compartilhar essas dicas que li, sobre como criar um plano voltado para Mídias Sociais:
Saiba onde você quer chegar e, a partir daí, desenvolva as ações que você tomará. O objetivo é aumentar o número de visitações? Aumentar as conversações? Sabendo isso, você conseguirá decidir quais são as medidas mais adequadas e eficazes para ter sucesso.
2. Liste os canais onde você atua.
Assim você poderá usá-los de forma integrada nos seus esforços. Por exemplo: Se você dispara uma newsletter, pode incluir nela um link para todas as suas presenças nas redes sociais.
3. Seja o mais específico possível na definição do público alvo.
Saiba quem é o seu público alvo, não queira agradar a todos, se os seus clientes são esportistas, executivos, donas de casa, ou qualquer que seja, faça sua comunicação voltada para esse público.
4. Defina qual é a mensagem que você quer passar, qual a personalidade que você quer ter (você ou a sua marca).
Em redes sociais é fácil ver empresas que se perdem por acreditar que, no Facebook por exemplo, é permitido falar sobre qualquer coisa, comentar sobre tudo e fazer piadinhas. Defina bem a postura da sua empresa.
5. Determine que canais usar para alcançar a sua audiência.
Nem sempre a maior rede social existente é a mais adequada. Uma rede social que esteja na moda não vale o esforço e o investimento, se o seu público não estiver nela. Ex: Se as pessoas que você quer atingir estão no Orkut, não adianta nada se concentrar no Facebook.
6. Faça planos de 90 dias.
O mundo das mídias sociais muda muito rápido, e esse tempo permite fazer ajustes, seja para melhorar o que está funcionando, ou para consertar o que não está.
7. Crie um calendário editorial.
Determine a frequência com que você irá postar, além de saber o que e quando publicar. Por exemplo: datas comemorativas ou eventos relevantes para o seu público.
8. Crie um cronograma de trabalho e manutenção.
Defina os dias e horários para fazer backup, monitorar contas, responder a audiência, escrever o conteúdo, etc.
9. Encare as mídias sociais com profissionalismo.
Se você tiver a sorte de ter uma equipe, aprenda uma coisa: delegue. Dividir as responsabilidades faz muita diferença, pois permite que cada pessoa se dedique melhor a cada tarefa.
10. Avalie.
Após o fim dos 90 dias do planejamento, pare para avaliar quais os objetivos foram atingidos, como foram atingidos, e veja o que funciona ou não. Assim você pode fazer os ajustes.
Fonte: Comunicadores.info
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