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12 de dezembro de 2011

Estar ou não nas redes sociais?



Será que sua empresa precisa estar em todos os lugares?


Essa é uma indagação que todos os empresários deveriam fazer antes de procurar uma agência para realizar seus desejos. Será que minha empresa precisa mesmo estar em todos os lugares? É uma ideia tentadora estar presente nas redes sociais, ter um site e etc, mas as vezes não é a melhor opção.


Já fui em diversas palestras sobre mídias sociais e os palestrantes batem na mesma tecla: não é porque um projeto funcionou para uma determinada empresa que para a sua também irá funcionar. São casos e casos, e planejamento é tudo.


Para exemplificar o que eu estou falando, vamos supor que eu tenho uma micro empresa que vende produtos agrícolas. Meu público alvo é 98% agricultor e vive no meio rural. Grande parte desses clientes não faz ideia de como usar um computador e, se por acaso possuírem um, são seus filhos que usam. Tendo em vista meu ramo de atuação e minha clientela, seria viável fazer um e-commerce, por exemplo? Ou estar no Twitter? Ou ter uma fanpage no Facebook? A resposta é meio óbvia, não?


Não tem sentido eu estar presente em todos os lugares sendo que meus potenciais clientes não estarão lá para interagir comigo. Portanto, planejar no que investir é a melhor opção. Não seria melhor investir em propaganda offline do que online? É esse tipo de pergunta que você deve fazer para não gastar em coisas que não trarão lucros para seu negócio. Por mais que um cliente possa surgir por meio do Facebook, desenvolver e manter este canal está sendo rentável para sua empresa?


Agora, se sua empresa tiver um público alvo que costuma estar no Twitter, Facebook e etc. É uma boa ideia ir ao encontro deles e ver o que eles estão dizendo da sua marca, se precisam de ajuda e talvez até de um atendimento personalizado. Pois, atendendo seu público no lugar onde eles costumam estar, pode render pontos positivos à sua empresa, consequentemente transformando esses pontos em lucros.


Mas lembre-se de ter estratégia com estes canais, e mantê-los sempre atualizados e com conteúdo útil para o seu cliente, ou então o que deveria ser algo bom pra sua empresa pode acabar se tornando em uma péssima propaganda.


Fonte: Chocoladesign.com


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