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27 de agosto de 2012

Dicas para um bom atendimento



O papel do atendente é cada vez mais importante nos processos de venda. Para as empresas que não investem em atendimento qualificado, resta a competição por preço e prazo. 

Quando uma empresa atende melhor, começa a criar diferenciais associados à prestação de serviços que os clientes valorizam e se dispõem a pagar mais para usufruírem. Mas, afinal, o que é ser bem tratado? 

A verdade é que os clientes gostam de ser tratados com profissionalismo, interesse e atenção, como pessoas únicas e especiais; com franqueza, honestidade, rapidez, gentileza e cortesia. A cada contato a empresa está sendo julgada e reavaliada pelo cliente. Se ela não conseguir oferecer valores agregados será muito difícil atraí-los por muito tempo. Todos os dias devem ser geradas ideias novas e criativas associadas aos produtos que vendemos e aos serviços que prestamos. 

Atendimento diferenciado agrega valor. Você sabe o que significa valor agregado? Valor agregado é tudo o que acompanha o produto ou o serviço básico e o cliente valoriza, isto é, está disposto a pagar. Estes valores formam um pacote juntamente com os bens adquiridos e podem ser tangíveis ou intangíveis. Cultive o conjunto de comportamentos positivos abaixo e com certeza a retenção e a frequência de clientes em seu estabelecimento aumentarão.


  • Boa aparência

Zele pela boa aparência pessoal e do ambiente. Você não tem uma segunda chance para causar a primeira boa impressão. O cliente observa tudo e tira as suas conclusões. Seja criativo e não economize em organização, limpeza e bom gosto. 


  • Sorriso e Simpatia

O sorriso diminui a distância entre as pessoas. A simpatia e o sorriso abrem portas, quebram o gelo e os bloqueios de relacionamento.


  • Empatia e saber ouvir

Coloque-se no lugar da outra pessoa. Dispense aos outros o bom tratamento que você também gostaria de receber.


  • Vender é servir

Tenha um interesse genuíno no bem estar das pessoas. Quando ouvimos, diagnosticamos melhor as necessidades das pessoas. 


  • Chame as pessoas pelo nome

O nome de uma pessoa é o som mais doce para ela na face da terra. O esforço de gravar e chamar as pessoas pelo nome diz do nosso interesse e da importância que as damos. 


  • Irradie motivação e otimismo

Cultive um estado de espírito positivo. Os clientes percebem e gostam quando veem que estamos de bem com a vida.


  • Olho no olho

O cliente percebe quando estamos focados nele. Ver é muito diferente de enxergar. 


  • Dispa-se dos preconceitos

A pessoa verdadeiramente interessada vê com o cérebro e com o coração. 


  • Postura e agilidade

O corpo comunica mais do que as palavras. Agilidade passa uma boa impressão profissional, transmite segurança e confiabilidade. Já o desleixe e a morosidade denotam má vontade, geram descontentamento e descrédito. 


  • Comunicação e bom humor

Seja bem humorado. Ser comunicativo e trabalhar com desinibição aumenta a capacidade de relacionamento.


  • Trabalhe em equipe

Os clientes percebem e gostam de estar em um ambiente aonde reina a harmonia e cooperação entre as pessoas. Ambientes aonde a discórdia impera, mesmo que velada, afasta as pessoas. 

 Esses princípios funcionam como um imã para atrair clientes e seus amigos para o seu negócio. Se você não gosta do que está recebendo, verifique o que você está transmitindo.

Autor: Soeli de Oliveira

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