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18 de abril de 2012

Experimentação nos negócios: As lições de um amante de armas


Um velho amante de armas pode ensinar às corporações modernas uma importante lição sobre a experimentação e testes nos negócios. Não, eu não sou esse velho amante de armas, mas depois de analisar os meus pontos
de vista sobre a experimentação para um próximo livro, fui até uma academia de tiro para praticar um pouco. Enquanto eu estava folheando revistas, o instrutor de segurança - um velho amante de armas - parou para conversar comigo. Começamos a conversar sobre recarga de munições e ele me deu uma lição valiosa para os negócios.


Para vocês, não-atiradores entenderem, existem muitas pessoas que juntam os seus cartuchos de latão usados, recarregam com primer, pólvora e balas de chumbo novas para reutilizar a munição. O instrutor de segurança me disse que ele recarrega sua própria munição desde 1955, tanto para economizar dinheiro quanto para obter maior precisão em seus tiros. Perguntei como ele consegue fazer a munição mais precisa do que uma fábrica poderia, e ele me contou sua história.


Um cartucho (a combinação da capsula, primer, pó e bala) tem algumas variáveis. Ele testou seis diferentes tipos de pó, seis diferentes quantidades de pó, e seis pesos de balas diferentes. Enquanto ele me dizia isso, eu fazia a matemática mental e cheguei a mais de 200 combinações. Ele fez um lote de cartuchos e testou tudo em seu rifle 30-06. Mesmo se o rifle é fixado em um banco sólido, quando disparados, cinco tiros sucessivos vão pousar em cinco lugares diferentes. Para melhor precisão, o atirador precisa que os buracos de bala no alvo estejam com um espaçamento mais próximo. Uma menor precisão é mostrada pelos buracos de bala distribuídos por uma área mais ampla do alvo.


Então esta pessoa precisa testar diferentes variações de pó e o peso da bala até que consiga a combinação mais precisa possível. Então ele anota os números críticos de suas três variáveis, de modo que possa reproduzir essa munição. 


Ao mesmo tempo, ele disse que estava carregando munição para quatro rifles diferentes, todos disparando o cartucho de 30-06. Mas cada rifle tem melhor desempenho com uma combinação diferente de munição.


Eu ouvi líderes empresariais me dizerem que eles sabem o que seus clientes querem. Mas poucos deles se envolveram tanto na realização de testes sistemáticos como esse velho amante de armas faz para se divertir.


Suponha que você entrevistou quatro clientes diferentes que supostamente estavam interessados ​​no mesmo produto. Pergunte a cada um sobre a importância relativa de preço, confiabilidade, estilo, tempo de entrega, suporte e garantia. Com quatro diferentes clientes, você pode precisar de quatro combinações diferentes para atender melhor a cada um deles. Embora seja difícil testar os clientes como se poderia testar balas, não é difícil dividir um grupo de clientes em sub-grupos que podem ser testados mais facilmente. O projeto exige trabalho e atenção aos detalhes, mas não está além da capacidade de um gerente decente. Se o meu oficial de segurança pode fazê-lo com munição, você como profissional pode fazer com o seu negócio.


Autor: Bill Conerly
Fonte: Forbes.com