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16 de janeiro de 2013

Como se tornar indispensável na sua empresa



O mercado de trabalho atual traz muita concorrência e insegurança na carreira de muitas profissões. Porém, o profissional de qualidade neste meio recebe muito mérito e reconhecimento. Se tornar uma peça chave para sua empresa é o
seguro do seu plano de carreira. Vejas as dicas que a Forbes deu para você se tornar indispensável:

1. Seja flexível

De acordo com uma pesquisa publicada no site, mais de 50% dos funcionários afirmam que foram flexíveis em seus empregos nos últimos 12 meses, com demandas de reorganizações de novos fluxos de trabalho. “Certifique-se de que seu chefe vê você como alguém preparado para trabalhar em outras áreas ou funções”, disse o diretor de uma empresa de consultoria executiva, Brian Kropp.


2. Mantenha-se atualizado

“Se você não está por dentro das tendências e acontecimentos de seu ramo de atuação, você pode estar comprometendo seu crescimento profissional”, analisa a vice-presidente e co-diretora da Witt/Kieffer, Lucy Leske. ”Mantenha - se atualizado sobre sua profissão, e seja capaz de aplicar esses conhecimentos na prática. Isso demonstra a compreensão de sua posição na empresa e aonde quer chegar nela”.


3. Não seja um solitário

Normalmente, 40% dos profissionais trabalham com mais de 20 pessoas e mais de 80% trabalham com dez. Saber se relacionar é mais do que um pré-requisito nas empresas, já é considerado normal. O funcionário que não tem essa habilidade precisa urgentemente mudar seus conceitos, sugerem os especialistas.


4. Seja um gerador de conteúdo

Sabe todo aquele conhecimento que ganhou lendo sobre as novidades e tendências do seu segmento? Leske sugere compartilhar todo esse conteúdo. “Escreva artigos, faça apresentações ou até mesmo escreva em um blog pessoal”, ressalta. “Com isso, você se tornará um especialista no assunto e passará confiança para outras pessoas”.


5. Priorize

“É mais fácil adicionar mais coisas na sua lista de itens a fazer do que saber remanejá-las e priorizá-las”, diz Kropp. Tomar boas decisões, delegar prioridades, não apenas suas, mas de toda equipe, são alguns dos sinais de um líder eficaz, não importa a sua posição dentro da empresa.

6. Procure oportunidades

Leske afirma que há muitas oportunidades em uma empresa, não importa o quão pequena ou trivial a tarefa pode parecer. “Há uma diferença entre procurar oportunidade e aumentar o leque delas”, diz a vice-presidente. “Se há um trabalho a ser feito, seja o primeiro a se oferecer, mesmo que tenha de pedir ajuda mais tarde. O maior erro é deixar passar a oportunidade”.


7. Faça amizade com o cara de TI

O número de demanda de trabalho relacionado aos e-mails e outras tecnologias quadruplica a cada dia desde 2005. Sendo assim, não se pode negar a importância dos profissionais que gerenciam esses sistemas. O departamento de tecnologia da informação pode ser um aliado para qualquer empregado, pois, com sua ajuda, ele pode evitar paralisações desnecessárias devido às falhas dessas tecnologias.


Mas Kropp acrescenta que não é apenas a equipe de TI que torna seu trabalho mais produtivo. “Fazer amizade com os administradores é uma ação importante também”, ressalta. “Subestimar a autoridade dos profissionais ou perder oportunidade de estabelecer boas relações na empresa é um julgamento precipitado que nenhum funcionário indispensável pode ter”.

Adaptado por Amanda Lisboa

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