Guia: 8 passos para uma carreira sem gafes
Do pedido de aumento à demissão, passando por deslizes nas redes sociais e problemas com assédio moral, um roteiro para você enfrentar as situações embaraçosas do mundo corporativo com classe e clareza.
Confira:
- Como pedir um aumento
Primeiramente, você deve apresentar um bom desempenho e produtividade. '' O profissional deve enumerar os resultados apresentados, as metas que foram superadas e mostrar que está desempenhando funções a mais'', explica a diretora de negócios da consultoria DM, Fabiana Nakazone.
O funcionário também deve pesquisar e comparar sua renumeração com a do mercado e em relação a empresa. ''Se a pessoa já é a mais valorizada da empresa, por exemplo, talvez o certo fosse ela mudar de emprego'', diz Alexandre Fantozzi, sócio da empresa de recrutamento e seleção Fantozzi & Associates.
Mas, atenção, descobrir que um colega que desempenha a mesma função que você tem um salário maior não implica o pedido de aumento. A atuação de um funcionário não deve ser comparada com a de outro, e sim com o que a empresa espera dele.
E tome cuidado com o momento que abordar seu chefe.
- Como solucionar descuidos nas redes sociais
Dificuldades e incômodos com certeza não devem ser levadas para o Facebook e Twitter. Porém, caso o deslize já tenho sido feito, tente imunizar o problema.
Pedir desculpas à pessoas prejudicas e ter mais cuidado são os primeiros passos. Como não há borracha na Internet, o melhor é reconhecer o erro e demostrar arrependimento.
Antes de qualquer atitude, aceite a reação das pessoas a sua volta e avalie o impacto de sua gafe, para depois se redimir com proporção.
- Está namorando a(o) colega? Prepare-se para contar para o chefe
Antes de tudo, analise o impacto que a relação tem no trabalho. Uma coisa é sair algumas vezes com o colega, outra é um relacionamento sério.
As consequências dependeram do posicionamento da empresa, mas deve-se comunicar a chefia de qualquer maneira. Esconder é sempre pior, se descoberto, você perderá a razão.
Desligamentos poderão ser realizados, então pense se a relação vale a pena.
Desligamentos poderão ser realizados, então pense se a relação vale a pena.
Lembre-se : nunca exagere na quantidade de e mails ou recadinhos para não dar margem à fofocas.
- Saia da empresa sem fechar as portas
Na hora de trocar de emprego, o que realmente importa são as atitudes. Sair da empresa em um momento de crise ou que prejudique a empresa é muito mal visto.
A conversa para o pedido de demissão deve ser conduzida com cuidado. Deve ficar claro para a empresa que ela dificilmente conseguirá oferecer ao funcionário o que ele almeja.
Se após a conversa vier com uma contraproposta, analise o ambiente de trabalho, o salário, plano de carreira, exposição no mercado, etc. Tenha certeza de sua decisão, algumas vezes sua imagem pode ser vista de forma diferente com uma possível volta.
- Como quebrar o gelo no primeiro dia sem ser inconveniente
Descrição é a palavra para o primeiro dia.
Ouça e observe mais do que fale. Conheça a cultura da empresa e mapeie a personalidade dos colegas.
Ouça e observe mais do que fale. Conheça a cultura da empresa e mapeie a personalidade dos colegas.
Quebrar o gelo e criar um ambiente acolhedor, tecnicamente, seriam funções da empresa. Porém, isso nem sempre acontece. Procure encontrar horários e ambientes adequados para socializar - almoços e reuniões.
- Foi promovido a chefe? Saiba como tratar antigos colegas
Uma promoção muitas vezes pode gerar um clima desagradável de insegurança entre colegas. Por isso, no primeiro dia é aconselhável reunir todos para uma conversa sobre metas e posicionamentos, mas cuidado com suas promessas.
A vantagem é o conhecimento prévio que o novo chefe terá com sua equipe. ''A pessoa promovida já conhece seus funcionários, então pode potencializar o que eles tem de melhor", explica Fabiana Nakazone.
- Enfrente, sem drama, os problemas de relacionamento
Ao enfrentar um problema de relacionamento com um colega, só leve a chefia se o problema afeta a equipe ou o desenvolvimento das metas. Esse tipo de problema também é responsabilidade dos líderes.
Após expor a situação, tenha uma conversa com todos os envolvidos, para evitar ''leva e trás'' de fofocas e para entender todos os lados e opiniões necessárias.
- Sofreu assédio moral? Saiba como avisar o problema
Na classificação do Ministério do Trabalho, assédio moral é toda e qualquer conduta abusiva que, intencional e frequentemente, fira a dignidade e integridade da pessoa.
Antes de formular qualquer reclamação, pense no modo como irá colocá-la e procure provas. A companhia pode decidir ficar do lado do seu chefe. ''A empresa, na maioria das vezes, tende a certo corporativismo e poderá beneficiar o chefe, então é recomendável ter provas'', diz Wander Perreira.
Não há um consenso sobre quem deve ser o primeiro a ser comunicado - se deve ser ao chefe do chefe, ao recursos humanos ou a um gestor próximo, mas a maioria dos especialistas aconselha a avisar a chefia.
A recolocação em outras áreas da empresa pode ser uma solução para não acabar na justiça. Só leve ao judiciário em último caso.
Fonte: Estadão / Adaptado por Amanda Lisboa, Automatizando
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