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26 de novembro de 2012

Como calcular o preço de um serviço ou produto?



A grande dúvida do empreendedor após a abertura da empresa é quanto deve cobrar pelo produto ou serviço oferecido. Será que o preço é justo? Será que o preço é competitivo? Será que estará de acordo com o perfil do público-alvo?

Para não ficar no “achismo”, trouxemos algumas dicas para ajudar o empreendedor a calcular o melhor preço sem preocupações com o retorno e a lucratividade.

Despesas fixas

Para qualquer produto ou serviço, as despesas fixas são aqueles valores necessários para o dia a dia da empresa: luz, água, telefone, aluguel, material de escritório, mão-de-obra, entre outros.

Despesas variáveis

Essas despesas são aquelas que aparecem em certos períodos do ano, tal como impostos, tributos, comissões de venda, entre outros. É importante lembrar que essas despesas devem estar na organização geral dos custos da empresa e tem um papel decisivo no planejamento financeiro.

Custo direto

É o valor da matéria-prima, dos materiais para serem utilizados ou trocados e o valor cobrado pelos fornecedores.

Lucros

O lucro não é o que o empreendedor quer pra si, mas sim o valor necessário para cobrir o investimento inicial durante um período de tempo pré-determinado. O retorno do valor investido é o primeiro estágio do lucro, mas pode voltar a ser lançado sempre que ocorram novos investimentos. 

Após esses períodos, o lucro torna-se parte do orçamento geral da empresa. Se for bem aplicado, pode voltar como investimento sobre novos produtos, embalagens ou serviços. 

Para encontrar o melhor preço é preciso dividir o custo direto variável pelo mark-up divisor (fator de formação do preço de venda que é igual a 100% menos a porcentagem das despesas variáveis menos a porcentagem despesas fixas menos a porcentagem do lucro líquido).

Custo direto variável/mark-up divisor

Vale lembrar que é bom ter estipulado também um preço mínimo e um preço máximo. Dessa forma, o empreendedor pode negociar melhor seus produtos com promoções e ofertas em larga escala ou serviços de maior ou menor valor.

Mas lembre-se: quem paga a conta é o cliente. Portanto, nada de exagerar nas despesas e fique de olho se o lucro é o melhor para a sua empresa.

Dica: As ferramentas certas ajudam a otimizar seu trabalho e tempo. Planeje-se com um checklist especialmente feito para organizar suas tarefas. E conheça as utilidades do Excel, esse pode ser os detalhe essencial que faltava para sua empresa decolar.


Fonte: Pensando Grande

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