Como calcular o preço de um serviço ou produto?
A grande dúvida do empreendedor após
a abertura da empresa é quanto deve cobrar pelo produto ou serviço
oferecido. Será que o preço é justo? Será que o preço é competitivo?
Será que estará de acordo com o perfil do público-alvo?
Para não ficar no “achismo”, trouxemos algumas dicas para ajudar o empreendedor a calcular o melhor preço sem preocupações com o retorno e a lucratividade.
Despesas fixas
Para qualquer produto ou serviço, as
despesas fixas são aqueles valores necessários para o dia a dia da
empresa: luz, água, telefone, aluguel, material de escritório,
mão-de-obra, entre outros.
Despesas variáveis
Essas despesas são aquelas que aparecem
em certos períodos do ano, tal como impostos, tributos, comissões de
venda, entre outros. É importante lembrar que essas despesas devem estar
na organização geral dos custos da empresa e tem um papel decisivo no planejamento financeiro.
Custo direto
É o valor da matéria-prima, dos materiais para serem utilizados ou trocados e o valor cobrado pelos fornecedores.
Lucros
O lucro não é o que o empreendedor quer pra si, mas sim o valor necessário para cobrir o investimento inicial durante um período de tempo pré-determinado. O retorno do valor investido é o primeiro estágio do lucro, mas pode voltar a ser lançado sempre que ocorram novos investimentos.
Após esses períodos, o lucro torna-se parte do orçamento geral da empresa. Se for bem aplicado, pode voltar como investimento sobre novos produtos, embalagens ou serviços.
Para encontrar o melhor preço é preciso dividir o custo direto variável pelo mark-up divisor (fator de formação do preço de venda que é igual a 100% menos a
porcentagem das despesas variáveis menos a porcentagem despesas fixas
menos a porcentagem do lucro líquido).
Custo direto variável/mark-up divisor
Vale lembrar que é bom ter estipulado também um preço mínimo e um preço máximo.
Dessa forma, o empreendedor pode negociar melhor seus produtos com
promoções e ofertas em larga escala ou serviços de maior ou menor valor.
Mas lembre-se: quem paga a conta é o cliente. Portanto, nada de exagerar nas despesas e fique de olho se o lucro é o melhor para a sua empresa.
Dica: As ferramentas certas ajudam a
otimizar seu trabalho e tempo. Planeje-se com um checklist
especialmente feito para organizar suas tarefas. E conheça as utilidades
do Excel, esse pode ser os detalhe essencial que faltava para sua empresa decolar.
Fonte: Pensando Grande
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