Vantagens e cuidados ao vender em sites de compras coletivas
O ano de 2011 foi muito bom para quem apostou nos sites de compras coletivas: mais de 61% dos internautas conhecem o conceito de compras coletivas e 49% destes já utilizaram esta modalidade de compra.
O conceito
está cada dia mais maduro e vale a pena sim vender em sites de compras coletivas, porém 11% dos internautas se dizem insatisfeitos com os serviços destes sites. É um número é grande, por isso vamos lhe dar dicas para que a marca da sua empresa não fique queimada caso você resolva vender em sites de compras coletivas.
1. Seja bem descritivo no anúncio. Um dos maiores problemas do cliente é entender realmente o que as empresas estão vendendo. Muitas vezes existem regras escritas com letras pequenas que o consumidor não tem conhecimento, o que até poderá acabar em uma ação judicial.
Qual o produto? O preço? O desconto ofertado? Qual o prazo para uso do voucher? Existe um horário específico para uso do cupom? Qual material do meu produto? Informações básicas não devem faltar, preste atenção.
2. Cuidado com o atendimento. Diversos consumidores processaram sites de compras coletivas (e as empresas que anunciaram) por se sentirem humilhados quando vão utilizar o voucher (cupom). Algumas empresas tratam “clientes compra coletiva” de forma depreciativa e isso queima a marca da sua instituição.
Trate todos igualmente. Qualquer tipo de discriminação é crime.
3. O cliente tem direito a devolução. A lei estipula um prazo de 7 dias para a devolução do valor integral caso o cliente se arrependa da compra. Muitos clientes sabem disso e sua empresa deve se preparar caso o cliente queira receber o valor pago de volta. Não subestime essa pequena taxa de devoluções
4. Se necessário, tenha um contrato. Alguns produtos ou serviços precisam de um contrato prévio para que o cliente leia e aceite ou não a compra. Se este for o seu caso informe isso ao site de compras coletivas para colocar um campo extra com check box para o cliente marcar (Aceito os termos propostos).
5. Estime a taxa de vendas e se prepare. O site de compras coletivas sabe por alto quantas vendas você poderá ter.Se prepare bastante, mas muito mesmo, porque sua marca está em jogo e o cliente quer o produto o quanto antes.
Se a demanda for muito alta considere estender o prazo de recebimento do produto e informe isso claramente ao consumidor. Não faça besteira!
6. Tenha um contato rápido. O comprador do cupom consegue entrar em contato com sua empresa facilmente através da página de vendas do site de compras coletivas? Algumas dúvidas e reclamações podem e devem ser sanadas diretamente pelo detentor do anuncio, no caso, você
Dê ao cliente a possibilidade de entrar em contato direto com a sua empresa. Isso será excelente para sua imagem.
Todo cuidado é pouco ao anunciar em sites de compras coletivas. As vendas são excelentes, você conseguirá novos clientes e fidelizará os antigos, porém tudo isso pode ter reação contrária caso o atendiento e servios sejam ruins. Se a primeira experiência for ruim, não haverá outras.
Vale a pena sim anunciar em sites de compras coletivas mesmo que o valor recebido pela venda seja pequeno. Ter um cliente satisfeito e fiel é o seu maior benefício ao utilizar estes sites. Pense nas dicas acima e arrebente nas vendas.
Você já utilizou sites de compras coletivas? Conte-nos suas experiências.
FONTE: Desconstruindo / Adaptado por Amanda Lisboa
Veja também:
1 comentários:
Muito bom! Gostei das dicas, obrigado!
26 fevereiro, 2013Postar um comentário