Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

16 de dezembro de 2011

Como ter equilíbrio entre o operacional e vendas



Em termos operacionais, existem regras a serem seguidas. Se o gerente optar por investir seu tempo em algo mais produtivo, como incrementar as vendas, ele deve deixar de querer fazer o trabalho operacional
por toda a equipe. Isso deve ser feito, pois, normalmente, estas tarefas são de simples realização e podem ser executadas por outras pessoas.


Não importa quem seja o gerente ou que qualificação tenha. As exigências para dar conta do trabalho são as mesmas: livrar-se das tarefas operacionais e concentrar-se nas vendas. Há outro motivo importante para se livrar das tarefas operacionais no menor tempo possível: motivar os vendedores a realizar excelentes vendas.


Se o gerente não consegue que a equipe registre as vendas corretamente, mantenha as seções arrumadas ou faça o controle de estoque sem erros, ele terá muito mais dificuldades em colocar em prática a sua capacidade de gerenciar vendas. O gerente de vendas é o coração de todo o sistema, mas ele nunca tem a chance de atuar até que os deveres de toda a equipe sejam cumpridos sistematicamente e com eficácia.


Tenha os períodos designados para cada etapa do processo de vendas, incluindo o operacional, que nada mais é que o controle de vendas, que é muito importante para preparar o terreno para as vendas.


Por essa razão, é importante que o gerente tome cuidado. Não existe nenhum motivo para acreditar que ele possa fazer com que a equipe venda se não consegue fazer com que a loja esteja arrumada, todo dia, a toda hora, sem falhas ou desculpas.


Fonte: Varejista.com.br