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20 de junho de 2012

Truques para influenciar a compra



Conheça algumas técnicas de neuromarketing retiradas do livro Brandwashed: Tricks Companies Use to Manipulate Our Minds and Persuade Us to Buy (Lavagem cerebral: truques que as empresas utilizam para manipular nossas mentes e nos convencer a comprar)
do autor Martin Lindstrom, utilizadas para estimular o consumidor a comprar mais:


1. O tamanho do carrinho - o primeiro truque é o tamanho do carrinho oferecido pelas lojas. De acordo com o autor, o volume das compras é fortemente influenciado pelo tamanho do carrinho que os consumidores têm a sua disposição. Um carrinho maior pode estimular gastos 37% maiores. Os carrinhos com acento para crianças também tem influência. Em média, um consumidor pode gastar 30% mais se estiver acompanhado de seus filhos e cônjuge.  


2. As músicasmúsica, seja qual for, é um poderoso truque do comércio. É uma forma de ativar emoções, que consequentemente nos farão consumir mais. Porém uma boa e nostálgica trilha sonora tocando em uma loja, no Natal, por exemplo, estimula o consumidor a gastar mais. “É um truque antigo, nos faz sentir nostálgicos, como se fossemos crianças de novo”, pontua o autor. Em geral, as músicas que remetem ao passado fazem o consumidor comprar 17% mais do que as músicas comuns.




3. Imagem e Iluminação - em alguns estabelecimentos, principalmente em lojas de roupas, a iluminação e um ligeiro tom rosado em volta do espelho fazem com que o consumidor se sinta mais revigorante e bronzeado. Alguns experimentos já mostraram, segundo o autor, que as pessoas gastam 19% mais se estiverem se sentindo bem com seu visual. 


 4. Redutores de velocidade - as lojas devem estudar a forma como os consumidores se comportam e como compram os produtos. Um truque utilizado são os redutores de velocidade, instalados no chão. “Subconscientemente, quando sentimos aqueles redutores nós reduzimos a velocidade e olhamos a nossa volta ao invés de passarmos direto com nossos carrinhos. “Na média, os redutores criam 15 segundos de atraso, que, em estudos realizados pelos supermercados, levam a 17% de gastos adicionais”, diz o autor. 


5. Amostras grátis - quando o consumidor está focado em suas compras, andando pelo corredor de limpeza, por exemplo, e é abordado por um funcionário oferecendo algum produto comestível, boa parte dos que aceitam perde o foco e segue em direção ao setor de alimentos. A lógica é simples, estimular o prazer e a fome no cérebro. 


6. Interrupções - produtos empilhados nos corredores das lojas, que inclusive impedem o caminho, aumentam as vendas em até 15%. Segundo as estatísticas levantadas pelo autor, quando abandonamos nossa lista de compras para avaliar algo que apareceu de surpresa no caminho, é 35% mais provável realizar a compra.


Você como lojista, conhece ou utiliza alguma dessas técnicas?
E como consumidor, você é controlado e consciente dos seus gastos ou é facilmente influenciado a comprar mais?


Fonte: Infomoney.com.br


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