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19 de junho de 2012

Os cinco I’s da motivação nas empresas



Algumas das mais eficazes ações que uma empresa pode fazer para desenvolver, estimular e manter a motivação de seus colaboradores não tem custo algum. Elas são uma decorrência das interações diárias entre os funcionários e o trabalho. No livro "Inteligência em vendas", Marcelo Ortega cita os "cinco Is" que são aliados poderosos para formar equipes vencedoras:


Interesse. Todos devem ter um alto interesse por, pelo menos, uma parte do trabalho que é realizado pela empresa. Existem muitas pessoas que trabalham a anos em uma empresa e ainda não sabem ao certo o que sua empresa faz, ou como seu trabalho ajuda no crescimento da empresa.


Informação. Mais do que nunca, os funcionários querem saber como a empresa está se saindo nos negócios. Abra canais de comunicação para permitir que eles façam perguntas e compartilhem informações.


Inclusão. Permitir que a equipe participe das tomadas de decisões, sobretudo quando ela será afetada diretamente, é uma atitude prática e que demonstra respeito. As pessoas mais próximas do problema, em geral, têm uma idéia mais clara sobre o que pode e deve ser feito.


Independência. A maioria dos colaboradores aprecia a flexibilidade para realizar o trabalho conforme o que considera conveniente. Conceder espaço às pessoas aumenta as chances de elas executarem as tarefas como você deseja, acrescentando iniciativa e energia ao trabalho delas.


Integração. As pessoas gostam de receber crédito quando este é merecido. Ocasiões para compartilhar o sucesso dos funcionários são muito limitadas. Oferecer a eles novas oportunidades para executar, aprender e crescer, como uma forma de reconhecimento e agradecimento, é altamente motivador.


A liderança das empresas precisa estar ciente que as equipes, especialmente as que cuidam do atendimento, vendas, suporte e relacionamento com os clientes, precisam de excelência, treinamento, reconhecimento e autonomia para se sentirem parte do sucesso do negócio. Além disso, os gestores não conseguirão motivar seus colaboradores se eles não se sentirem em bom ambiente de trabalho, que os permita falar, opinar e construir.


Notamos quando estamos diante de um líder motivacional através dos resultados de sua equipe, pois as ideias fluem e as respostas aos pedidos de trabalho são mais rápidas. É preciso que o líder sue a camisa junto com a equipe para poder exigir que a recíproca seja verdadeira. Para criar sinergia é preciso ir além, pois as pessoas se sentem muito mais motivadas quando recebem desafios e responsabilidades. Treinamento é o primeiro passo. Reconhecimento é essencial, além de planos de incentivo que não sejam focados apenas em dinheiro.


"Na vida existem três tipos de pessoas, aquelas que vêem; aquelas que vêem quando lhes é mostrado e aquelas que não vêem". Essa frase de Leonardo da Vinci é a análise perfeita sobre o comportamento humano, a atitude e a maneira como encaramos nossos desafios e criamos oportunidades.


Fonte: Dicasprofissionais.com.br