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18 de junho de 2012

6 Dicas para conhecer melhor o seu consumidor



Você conhece seu público? 

A maioria dos empresários responderá que sim até com uma certa convicção. Mas pare e se pergunte: será que o perfil que tracei para visualizar o meu público está atualizado? 


A questão é mais do que pertinente porque inúmeros fatores hoje impulsionam para mudanças constantes de hábitos, estilos de vida e ideais. Os principais propulsores dessas transformações são a tecnologia e o fácil acesso a ela, o ritmo acelerado de vida, a globalização e as mudanças socioeconômicas pelas quais o país passa. Por todos esses motivos, é sempre bom ficar atento e checar se o seu público não está vinculado a uma nova tendência, necessidade ou desejo que você ainda não identificou. 

A seguir, algumas dicas para você acompanhar o seu publico alvo de perto.

Leia, leia e leia. Empresários que têm insights acertados dedicam boa parte do dia à leitura. Imagine com quais publicações o seu público se identifica e comece a acompanhar essas publicações com frequência;
A internet é uma ferramenta indispensável. Acompanhe as discussões, os comentários e os “curtir” pelo Facebook e pelo Twitter de alguns dos seus clientes mais próximos. Fique atento aos sinais, às preferências e aos tipos de pensamentos que estão impressos ali. Reserve um tempo para refletir sobre o que viu e como esse material pode conter mensagens para você, como empresário; 

Aguce seu poder de observação e exercite-o no dia a dia. No restaurante, no trânsito, no aeroporto, na rua, acostume-se a prestar atenção na forma como as pessoas se vestem, o que consomem, como se relacionam, o que olham na vitrine, que tipo de conversa desenvolvem. A curto prazo, isso poderá parecer inútil, mas com o tempo esse hábito fará com que você enriqueça seu repertório confiável sobre o comportamento das pessoas, instrumento fundamental para o seu negócio;

Não despreze as estatísticas demográficas. Elas dizem muito sobre quem é o brasileiro de hoje e como ele vive. Acompanhe o site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e as novas pesquisas. Também habitue-se a arquivar estudos, elaborados por instituições confiáveis, sobre temas relacionados ao seu produto, serviço ou público. São dados consistentes para tomar decisões;

Procure informações específicas. Há ainda a possibilidade de contar com estratégias convencionais como encomendar pesquisas sobre o seu público atual para uma agência de pesquisa ou de tendências. Existem ainda novos núcleos, como curadorias de conhecimento, para as quais você pode fazer solicitações de estudos específicos que vão ajudá-lo a destrinchar alguma dúvida que você tenha sobre o seu público, o seu negócio ou algum conceito que o interesse;

Por fim, se você trabalha ou tem acesso ao consumidor final, aproxime-se dele. Tire um dia por mês, ou a cada dois meses, para atendê-lo, fazendo a função de um funcionário seu que tenha contato direto com ele. Essas horas serão valiosas e o abastecerão de conhecimento para atualizar o que você pensa do seu “alvo”.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios