Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

15 de junho de 2012

4 Dicas para fazer o seu discurso



Líderes de negócios e empreendedores são, por definição, apaixonados, focados, pessoas excepcionais. Mas um discurso mal feito pode desviar a atenção do público e esconder suas ideias, por mais brilhantes que elas sejam.

Veja algumas dicas preparadas por Rene Shimada Siegel, fundadora e presidente da High Tech Connect.

  • Adequação
É claro que um orador memorável pode e deve contar histórias. Mas isso tem limites. Em um discurso um rapaz contou ao público que, quando tinha cinco anos, pensava em ser motorista de ônibus. Mas acabou percebendo que merecia ter objetivos maiores na vida. Sem querer ele acabou fazendo um comentário elitista e inapropriado.

A dica é: não esqueça que um grande discurso deve ser como um presente seu para o público, portanto tome cuidado para não ofendê-lo.

  • Público.
Um outro orador encerrou o discurso com uma frase popular do filme Jogos Vorazes: “Que as diferenças estejam a seu favor”. Todos ficaram entusiasmados, aplaudiram e vibraram. 

A dica é: Uma frase familiar, uma imagem, música ou uma referência cultural familiar ao seu público, pode fazer você marcar pontos e conquistar a audiência de forma mais efetiva do que algo dito com suas próprias palavras.

  • Prática.
Uma oradora durante seu discurso, estava tão desconfortável e preocupada em passar uma mensagem séria e inspiradora, que ninguém conseguia prestar atenção no que ela dizia. A naturalidade também vem com a prática. 

A dica é: Se você quer passar uma mensagem para a sua equipe, clientes, parceiros ou colegas, diga isso em voz alta quantas vezes for necessário para fazer o discurso com convicção e confiança. 

  • Paixão. 
Os melhores discursos são autênticos e transparentes e vêm direto do coração. Conte histórias e exemplos da sua própria vida (Que sejam verdadeiros e pertinentes!) e use a linguagem que você costuma usar todos os dias. O discurso de Steve Jobs (Veja o vídeo Aqui!) para a turma da Universidade de Stanford de 2005 é considerado um dos melhores discursos de todos os tempos porque ele tinha a cara do seu orador.

A dica é: Seja natural, crie um discurso próprio e verdadeiro dizendo somente o necessário, não force situações ou copie práticas de outros oradores.

Fonte: INC.com / Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Veja mais alguns artigos que podem te ajudar com seu discurso:

Oratória - Dicas para falar em público

Como utilizar a expressão corporal