Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

14 de junho de 2012

Os problemas mentais causados pelo trabalho



Os transtornos mentais respondem pela terceira causa de afastamento do trabalho no Brasil, de acordo com levantamentos realizados pela Previdência Social. Essas doenças perdem apenas para as do sistema orteomuscular, caso da LER
(Lesão por Esforço Repetitivo), e as lesões traumáticas.


Muitas vezes as patologias psiquiátricas se desenvolvem a partir do que se chama de estresse ocupacional. “Ele é ocasionado por vários fatores, como ter de cumprir metas abusivas, por exemplo. Há muita cobrança, muita competitividade nos ambientes corporativos, e a pressão que se forma leva às alterações.”, considera o psiquiatra Duílio Antero de Camargo.


Veja algumas das doenças psicológicas mais comuns ocasionadas por problemas no trabalho:


1° Lugar - Depressão 

É o transtorno mental mais comum no mercado de trabalho, em determinados anos, responde por mais de 50% dos afastamentos por transtorno mental. De cada 4 pessoas que apresentam a doença, três são mulheres, e a doença aparece especialmente nas fases da vida em que estão emocionalmente fragilizadas, como na gravidez ou na chegada da menopausa; professoras são vítimas frequentes desse distúrbio.



2° Lugar - Ansiedade
Vendedores que precisam cumprir metas quase impossíveis; executivos que tomam decisões vitais para a companhia; policiais, bombeiros e seguranças, que correm risco iminente de morte; profissionais da saúde, cuja responsabilidade é salvar vidas. O distúrbio adquire várias facetas, como a Síndrome do Pânico, e pode estar associada a transtornos de estresse pós-traumático.


3° Lugar - Vícios 
Atividades monótonas e repetitivas funcionam como gatilho para o consumo de álcool, nicotina e de outras substâncias psicoativas viciantes. Também recorrem a elas profissionais que precisam lidar com aspectos indesejáveis do cotidiano, como os coveiros e os lixeiros.


4° Lugar - Síndrome de Burnout 
É a completa exaustão emocional e esgotamento profissionalAcomete pessoas perfeccionistas, que fazem do trabalho uma missão de vida e, quando não veem resultado ou reconhecimento, não conseguem mais realizar as tarefas às quais sempre se dedicou.


Por se tratar de doenças psicológicas, muitas vezes as pessoas não sabem que estão sofrendo da doença, consideram ter apenas tristeza, desânimo ou estarem passando por uma "fase" da vida.


Para se prevenir e para que isso não ocorra na sua empresa, veja alguns artigos do blog que podem ajudar:



Como deixar a rotina de trabalho mais leve e menos estressante





Fonte: Uol.com.br