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2 de dezembro de 2011

Como utilizar a expressão corporal

Você já ouviu falar de um livro chamado O Corpo Fala? De autoria do psicólogo francês Pierre Weil, a obra aborda basicamente como os nossos gestos e posturas denunciam o que realmente estamos sentindo, independentemente do que verbalizamos.
Leitura recomendada por quase todos os professores de comunicação universitários, essa teoria de expressão corporal também pode ser aplicada ao mundo dos negócios. Afinal de contas, ficar nervoso em uma reunião ou apresentação importante é completamente normal.

Mas existem alguns cacoetes que podem ser evitados, assim como técnicas básicas para aumentar a sua credibilidade. Quer saber quais são elas? Dê uma olhada nas dicas que Carmine Gallo, especialista em comunicação pessoal, compartilhou no site da Bloomberg Businessweek. 

  • Estabeleça contato visual 
Além de estabelecer uma conexão entre você e seu interlocutor, o famoso olho no olho transmite uma imagem de confiança e competência. Em uma reunião de negócios, o contato visual deve ser mantido em pelo menos 80% do tempo. 

  • Controle suas manias 
Tiques como estalar os dedos, brincar com a caneta ou mexer as pernas inquietamente são bastante comuns, mas podem dar a impressão de nervosismo, desatenção e insegurança. 

  • Incline-se para frente 
Jogar-se para trás na cadeira e colocar as mãos na nuca pode passar uma sensação de desinteresse. O melhor a se fazer é se inclinar levemente para frente, estabelecendo mais intimidade com a pessoa com quem você está falando.

  • Fale com as mãos 
Se bem utilizados, gestos com as mãos podem ajudar a ilustrar o que você tem a dizer de um modo mais incisivo. Mas lembre-se de que exageros podem tornar o diálogo um tanto caricato. 

  • Mantenha uma postura aberta 
Durante negociações, preste atenção para não ficar com os braços ou as pernas cruzadas, o que, na linguagem corporal, significa uma atitude defensiva, dando a impressão de uma postura intransigente.

Existem diversos sintomas que o corpo apresenta e demonstram o sentimento de um indivíduo, eles não representam um pensamento, mas uma resposta emocional do corpo ao ambiente em que se encontra. Sabendo identificar esses sinais, além de ter uma postura mais positiva, você terá total controle sobre uma situação de negociação, podendo identificar quando mudar seu discurso, reforçando os pontos de interesse do seu ouvinte e dando pouca ênfase aqueles que ele se apresentou mais defensivo.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios