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11 de abril de 2012

5 truques mentais para fazer os clientes comprarem


Quer aumentar a sua receita? É hora de saber mais sobre como a mente dos seus clientes realmente funciona, sugere o novo livro Brain Fluence do autor Roger Dooley.


Roger Dooley quer que o seu negócio tenha sucesso.
Então ele começou a analisar os fatos e estudos recentes de comportamento para que você possa entrar no cérebro dos consumidores.


Fato: As pessoas não são sempre pensadores racionais. Na verdade, pesquisas mostram que grande parte das tomadas de decisão são baseadas em fatores subconscientes.


Em seu novo livro, Dooley oferece várias maneiras de usar o "neuromarketing" para melhor persuadir os consumidores. Em entrevista, ele citou algumas delas:


1. Limpe suas fontes


Você está usando uma fonte elegante e estilosa na sua sinalização? É hora de descartá-la.


Um estudo mostra que com fontes mais ornamentadas, as pessoas demoram mais tempo para assumir uma tarefa do que quando a mesma tarefa é explicada em uma fonte mais limpa. Isso pode fazer seus produtos ou serviços parecerem lentos ou até mesmo tediosos - e ninguém quer comprar algo que vai levar uma eternidade para montar ou começar a usar.


"Provavelmente, em 90% dos casos, fontes mais simples serão a melhor escolha", diz Dooley ", porque o texto tem mais probabilidade de ser lido, por exemplo, e você vai transmitir melhor a informação."


Dica: Pegue leve com os olhos dos consumidores; use uma fonte limpa e fácil de ler como a Arial, para descrições de produtos e serviços, bem como quaisquer instruções.


2. Não mostre a eles o dinheiro


Um estudo em um restaurante mostrou que clientes tendem a ser mais conscientes do preço quando cifrões aparecem ao lado dos preços nos menus. Quando haviam apenas os dígitos, por contraste - nenhum simbolo de dinheiro e pontos decimais - as vendas subiram.


"Quando as pessoas vêem um símbolo de moeda como um cifrão ou casas decimais, isso ativa uma parte do cérebro que às vezes pode ajudar o comerciante, mas muitas vezes não", diz Dooley.


Dica: Se você é dono de um restaurante, tire os cifrões do menu para aumentar suas vendas.


3. Lembre-se dos sentidos


As compras dos clientes são mais do que fatos e números. Ser consciente sobre o apelo sensorial também pode ajudar um negócio de tijolos e argamassa.


Olhe para os elementos do ambiente que você pode controlar, como aromas agradáveis, mesmo que seus produtos não tenham, naturalmente, um cheiro. "Você pode criar um ambiente com um perfume que seja agradável, memorável e distintivo que reforçe a sua marca", diz Dooley. "O cheiro, desencadeia nos sentidos dos consumidores um desejo por aquilo [o produto ou serviço]." Testes mostraram que os aromas em áreas comerciais podem aumentar as vendas.


E não se esqueça da música, que também pode afetar as decisões de compra dos clientes. Um teste, por exemplo, mostrou que quando uma loja de vinhos tocava música francesa ou alemã, aumentava as vendas de vinhos daquele país.


Dica: Encontre maneiras criativas para seduzir os sentidos dos clientes.


4. Responder aos clientes


Ninguém gosta de ser ignorado, por isso, verifique se você está fornecendo um feedback real em suas mensagens em mídia social e emails.


Dooley cita um estudo que analisou as pessoas que se queixaram através das mídias sociais sobre a empresa ou seus produtos. Quando recebiam uma resposta rápida - mesmo não sendo um pedido de desculpas - a grande maioria dos clientes removiam seu comentário negativo ou revisavam com um adendo positivo. Então, tire um minuto para verificar o que foi dito, vale a pena.


O cliente não precisa estar certo sempre, Dooley reconhece: "Você quase nunca marcará pontos quando discutir com um cliente. Você pode até ganhar o argumento, mas você vai perder o cliente.".


Dica: Mantenha a calma e responda aos clientes prontamente.


5. Conte uma boa história


Estatísticas são ótimas. Mas você precisa que as pessoas prestem atenção aos seus números para ajudar a impulsionar as vendas. Nossos cérebros estão conectados para processar histórias de uma maneira mais engajada, Dooley diz: "Um trabalho de varredura do cérebro mostra que quando as pessoas lêem uma história com um monte de elementos de ação, seus cérebros imitam os movimentos."


Então, ao invés de citar estudos de caso ou projetar anúncios ou outras promoções, atraia os clientes com fatos e informações favoráveis ​​em um formato de história. Uma grande história pode envolver os clientes em um nível mais profundo, o que também aumenta o marketing boca-a-boca. "No geral, algumas das suas informações devem estar em um formato de história para manter o seu leitor interessado", Dooley diz, "porque se tudo são fatos e estatísticas, você vai perder muito do seu público."


Dica: Transforme percentagens e figuras em uma boa história para capturar -e manter- a atenção dos seus clientes.


Fonte: Inc.com


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