Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

10 de abril de 2012

Onde encontrar grandes talentos: 5 ideias contrárias


"Para ter sucesso, você deve cercar-se de grandes talentos." Isso parece ótimo.


Mas também parece caro.


Contratar o melhor é algo realmente difícil de colocar em prática, especialmente se o seu objetivo é contratar Lamborghinis
e tudo que você tem é um orçamento para um VW.


Então o que você pode fazer? Tente fazer uma abordagem de investimento contrária a contratação.


As pessoas, assim como as ações, são muitas vezes subestimadas e subvalorizadas, como pessoas que têm grandes habilidades, mas nenhuma experiência em sua área. Ou as pessoas que tem boa formação, mas a sua educação está no campo "errado". Ou as pessoas cujo trabalho atual não tem o "status" suficiente.


Ou as pessoas que sofrem devido a estereótipos sociais negativos.


A chave para encontrar um grande talento a um preço que você pode pagar é fazer uma contratação contrária. Vá pela contramão. Ir contra a sabedoria convencional. Assim, você pode encontrar seu Superstar ao invés de dar a alguém com méritos uma chance de mostrar o que realmente pode fazer.


Aqui estão alguns exemplos de grandes talentos, que muitas vezes se escondem à vista de todos:


Consultores de Carreira


Os professores são um grande exemplo. Muitos gostam de ensinar, mas não gostam da remuneração relativamente baixa. Os professores são formadores excelentes, entendem como gerenciar personalidades diferentes, e são ótimos para motivar, encorajar e nutrir outras pessoas.


Enquanto você pode treinar habilidades, você tem o tempo e recursos para "treinar" os seus funcionários para adquirirem qualidades como essas?


Os consultores de carreira concordam, a chave é ignorar o ramo de atividade e olhar para as qualidades que a pessoa possui: Os bons vendedores são pró-ativos. Bons policiais trabalham bem sob pressão. Bons mecânicos são excelentes solucionadores de problemas.


Com um pouco de treinamento, pessoas de destaque sobressaem em qualquer trabalho.


Atletas


Eu poderia ser tendencioso, mas acho que esportes criam um campo de treinamento excelente para os negócios. Um recém formado que praticou um esporte é disciplinado, motivado, bom em multitarefas, capaz de superar a adversidade, aprecia o valor do trabalho em equipe ... não são essas qualidades que você quer que seus funcionários tenham?


Todos os anos milhares de estudantes atletas se graduam na faculdade e entram no mercado de trabalho. Capture um.


Militar


Desta vez eu estou definitivamente sendo tendencioso. Eu contratei centenas de pessoas e muitas vezes cometi erros, mas eu nunca me arrependi de contratar um ex-militar.


Nenhum.


Se você precisa de um líder (e quem não?), o militarismo é provavelmente a única organização que enfatiza tanto ou mais no treinamento de lideranças como o faz em treinamento de habilidades.


Se você precisa de alguém para supervisionar uma tarefa por completo, ou que seja capaz de seguir tão bem como direcionar, ou que seja capaz de tomar decisões inteligentes mesmo no meio de uma tarefa e manter-se firme nessas decisões, procure um veterano militar.


Você se sentirá feliz de tê-lo feito.


Emprego atual não tão impressionante


Você olha para um currículo: O trabalho atual listado é telemarketing, ou fast food, ou repositor de prateleiras. Qual é o seu primeiro pensamento?


Admita, você pensa: "Bem, se isso é tudo que ele faz agora ..." É fácil supor que uma pessoa que atualmente tem um trabalho desses só "serve" para um trabalho como esse.


Errado: O garoto de fast food, provavelmente, tem mais experiência de atendimento ao cliente do que você, e o trabalhador do armazém pode ter a atenção aos detalhes de um manipulador farmacêutico.


Olhe o título do trabalho passado e pense sobre os deveres e responsabilidades, isso é o que realmente importa.


Juventude


É claro que os trabalhadores mais jovens não têm qualquer experiência. Como eles poderiam?


Você e eu fomos jovens uma vez. Alguém nos deu uma chance e nós trabalhamos duro para mostrar a essa pessoa que tomou a decisão certa. Certifique-se de que, pelo menos, uma pequena porcentagem de seus novos contratados são jovens que acabaram de entrar no mercado de trabalho. Então você terá a energia, as idéias, o entusiasmo e a verdadeira chance de ter a sua própria mina de talentos.


Autor: Jeff Haden
Fonte: Inc.com