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12 de julho de 2013

5 segredos para fortalecer um negócio criativo

A dica da especialista em marketing digital e inovação Ekaterina Walter é que devemos ter a coragem de seguir em frente e compartilhar nossas ideias. Em palestra realizada na Demo Brasil
, Ekaterina discorreu sobre o seu primeiro livro
, Pense como Zuck, em que explica os fatores
(ou P’s) responsáveis pelo sucesso da empresa fundada por Mark Zuckerberg “Facebook”. Abaixo, confira os cinco segredos
do livro : paixão, propósito, pessoas, produto e parceiros , que também são os princípios que ela defende como fundamentais para um empreendedor fortalecer a sua empresa. 

Paixão: construa algo em que você acredita. Alinhe o seu negócio aos seus interesses e à sua filosofia de vida, a paixão abastece a perseverança. Outro ponto é que a sua ideia não precisa ser completamente original, mas você precisa criar a sua obra-prima com autenticidade e confiança. 

Proposta: a direção de uma companhia pode mudar de acordo com o crescimento do negócio, mas a verdadeira proposta “a original” deve se manter sempre a mesma. Boas companhias não criam apenas produtos, criam movimentos do mercado em direção às convicções dela. Se você inventar algo legal, outras pessoas vão correr atrás desse caminho que você abriu. Não importa toda a pressão externa que você receber, mantenha-se flexível, mas firme com a proposta original. 

Pessoas: sucesso é ter uma boa equipe. O negócio é como um time, ninguém se destaca sem parceiros fortes ao lado. Você precisa se cercar de pessoas que acreditam na sua visão e querem seguir com você. Dê oportunidade para os funcionários se tornarem parte direta do desenvolvimento de sua empresa. Elem se sentirão estimulados a criar. Lembre-se de que as suas pessoas são a sua marca. Se você diz para ele não fazer “propaganda” da empresa no Facebook e Twitter, está perdendo muito. É a pior coisa, já que os funcionários são os melhores embaixadores que você pode ter. 

Produto: iniciativas que deram errado tornam-se uma fonte valiosa de aprendizado, uma lição para o desenvolvimento de novos produtos e projetos. Utilize o que deu errado para criar algo novo. Além disso, o senso de urgência e a pressão para realizar certas atividades podem ser prejudiciais à inovação e ao ambiente de criação da sua empresa. Procure também estimular a inovação pessoal, ou seja, deixe que as pessoas criem algo para uso próprio no ambiente de trabalho. Protótipos muitas vezes surgem de uma descontraída discussão. 

Parceiros: grandes empresas contam com cofounders muito fortes, que têm espírito de equipe, são líderes e parceiros. Eles até podem ter contatos, expectativas e carregar experiências diferentes das do fundador, mas precisam compartilhar da mesma visão e negócio. Certos princípios devem vigorar em uma parceria: expectativas claras com o seu parceiro, compartilhamento de visões, confiança e apoio mútuo, troca de valores e comprometimento. A sua empresa só tenderá a crescer.

Fonte:: http://revistapegn.globo.com/Startups/noticia/2013/06/5-segredos-para-fortalecer-um-negocio-criativo.html

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