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8 de janeiro de 2013

Como transformar sua empresa em franquia?



Depois de conseguir consolidar um negócio, é natural a vontade de caminhar a passos largos para expandi-lo. Uma das opções para multiplicar o modelo do seu empreendimento de sucesso é transformá-lo em uma franquia. Para isso, é

importante fazer algumas adaptações, de modo que seu negócio possa ser replicado seguindo sempre o mesmo padrão.

A principal vantagem é, obviamente, a expansão e fortalecimento da marca com baixo investimento de capital, já que são os franqueados que arcam com os gastos na instalação de suas unidades.

Porém, não basta apenas achar que sua ideia é franqueável, é preciso preencher outros requisitos antes de entrar nesse promissor mercado. A essência do sistema de franquia é o que se oferece ao consumidor final, tanto em serviços quanto em produtos. Sendo assim, busque um diferencial no que se vende, para que desperte o interesse dos investidores.



Do Que Você Precisa


- O ponto principal é a formatação do sistema de franquia. Pode até ser que o seu negócio tenha começado sem compromisso e dado certo, mas lembre-se de que não há mais espaço para amadorismo. Na fase de estruturação da rede, o ideal é contratar um profissional do ramo para ajudar. Caberá a ele estudar os impactos de impostos, calcular o número necessário de funcionários, definir a logística do trabalho, as taxas do sistema , pensar na proteção do negócio, etc.

- Para que o atendimento seja adequado, a franqueadora deve dispor de pessoal. No início pode até ser com uma equipe mais enxuta, mas que deve crescer juntamente com a empresa- o quadro de funcionários deve ser suficiente para atender à comercialização de franquias, ao treinamento e à operação da rede em si.


- Há também a parte burocrática, como elaborar os documentos jurídicos a respeito da relação entre os franqueados e o franqueador, um deles é a Circular de Oferta de Franquia, que traz informações básicas sobre o sistema e determina as obrigações de cada uma das partes. Esse tipo de documento garante o amparo pela lei e minimiza problemas comuns a esse sistema de negócio, decorrentes do baixo controle sobre os franqueados.


O Que Você Deve Considerar


- Como o controle sobre os franqueados é relativamente baixo, é essencial definir que tipo de perfil você quer para ser seu parceiro, já que a má escolha dos franqueados pode trazer sérios prejuízos e, no limite, levar sua rede ao fracasso.

- Analise se o know-how é sistemático, transmissível e replicável; ou seja, se o negócio pode ser rentável nas mãos de outras pessoas e se há futuro a longo prazo.

- A experiência do dono é seu principal atestado de sucesso. Então, quando surge algum tipo de problema em que é necessária a interferência do franqueador, a resposta deve ser rápida e eficiente. Se o franqueado identificar que faltam expertise e competência ao criador da rede, há o risco de cada um começar a tomar suas próprias decisões, e a matriz perde o controle sobre a marca.

Franchising é um excelente sistema, com boas ideias e estratégias podem nascer ótimos conceitos, possíveis de se consolidar no mercado, permitindo a expansão. É claro que, como todo processo de mudança e crescimento, requer muito trabalho, portanto, cerque-se dos melhores profissionais para evitar erros nas etapas essenciais e, assim, garantir o sucesso de sua marca.

Fonte: Administradores.com


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