Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

7 de janeiro de 2013

As 5 vantagens das micro e pequenas empresas



Muitos sonham em  ter uma grande empresa, obter muito sucesso e aparecer no mercado de forma destacada. Nomes como Nike, O Boticário, Coca-cola, McDonald’s, enchem nossos olhos. Porém, você sabia que uma micro ou pe
quena empresa têm tremendas vantagens sobre uma grande empresa? Veja por que.


1 – Relacionamentos fortes e verdadeiros com os clientes

Você já tentou entrar em contato com o dono da Nike? Já conversou com o criador do Google? Os pequenos empreendedores tem a vantagem de poder atender cada cliente de forma individual e colocar o diretor a frente de muitos casos. Grandes empresas não podem atender cada cliente de forma individual e nem podem se dar ao luxo de ter o criador da marca respondendo dúvidas, porém você pode usar isso como vantagem (quem não gosta de conhecer o dono do estabelecimento e ser cumprimentado por ele? Muitas vezes nos sentimos honrados por receber um simples oi do dono de uma loja).
DICA: Levante e vá conhecer seus clientes (um a um) e grave seus nomes, por favor. Quando eles voltarem em sua loja chame-os pelo nome.

 2 – Menos burocracia

Grandes empresas não resolvem as coisas da noite pro dia, pois todo problema precisa passar por diversos setores. Já os pequenos podem resolver os problemas na velocidade da luz e ainda dar atenção especial a os que tiveram problemas com sua marca.

3 – Agilidade ao tomar decisões

Quer mudar as coisas de lugar, pois os clientes estão reclamando? Algo está dando errado e todos estão falando? Sim, você pode agir rapidamente (e não só pode como deve). As micro e pequenas empresas podem fazer tudo mais rápido, e com essa agilidade conquistar uma enorme vantagem frente aos grandes estabelecimentos. Você se lembra do pequeno Davi diante do grande Golias ? É mais ou menos isso.

4 – Total qualidade

Não é porque você é um pequeno ou micro empresário que não possa ter qualidade. Qualidade não é apenas ter um produto de qualidade, mas fazer tudo bem feito. É ter um atendimento de qualidade, um cafezinho de qualidade, um uniforme, uma aparência impecável, etc. Você, micro ou pequeno empreendedor, pode dar total atenção aos pequenos detalhes. 

5 – Personalização de produtos e serviços

Uma tendência do mercado é a personalização de produtos/serviços. Personalizar é ”Tornar pessoal; dar caráter pessoal” e você deve abusar disto. 
O Sr. João gosta do cafezinho com um pinguinho de leite? Ok, ele terá. A dona Maria adora receber flores em seu aniversário? Ótimo, ela irá receber. O filhinho do Marcos acabou de nascer? Vamos enviar à ele um cartão e um presente de boas vindas! 
A verdade é que, todos nós gostamos de ser tratados pelo nome e de forma única. As grandes empresas nem sonham em tratar você assim (às vezes elas até tentam, quando te enviam um cartão frio com o seu nome escrito por uma máquina gelada).  
Quais outras vantagens você poderia acrescentar a nossa lista? Comente!
Fonte: Desconstruir, adaptado por Amanda Lisboa
Veja Também: