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8 de fevereiro de 2012

Ser pequeno e vencer no mercado


Quando você está competindo com alguns dos maiores concorrentes na indústria, você precisa aprender a jogar o jogo de forma diferente.

Caro Jeff,

Somos uma start-up lutando para ganhar força contra algumas grandes empresas do setor. Eles têm sistemas bem desenvolvidos em locais que não podemos competir. Como podemos desenvolver sistemas semelhantes, quando não temos os recursos? - Nome retido na solicitação.

Você provavelmente não pode. Então pare de tentar.

Em vez de tentar "ser" outra empresa, decida - e isso é uma decisão - usar o fato de que você não tem sistemas completos e bem difundidos de automação, para a sua vantagem.

Por exemplo, você provavelmente não tem um sistema de gestão de relacionamento (CRM). Tudo bem: Basta ligar para clientes novos e dizer obrigado. Escolha alguns em cada semana aleatoriamente para ligar e ver como as coisas estão indo. Use uma planilha para controlar ligações e chamadas de vendas.

Sistemas de CRM podem fazer o grande trabalho de gerenciar centenas de relacionamentos com clientes e vendas, muitas empresas confiam nesses sistemas para conduzir atividades de relacionamento com clientes. Agora, enquanto você é relativamente pequeno, pode dirigir essas relações, tornando-as muito mais pessoais.

O mesmo acontece com os sistemas de pagamento. Eu conheço empresas que gastaram tempo e dinheiro projetando sistemas de pagamento robustos antes mesmo de terem seu primeiro cliente pagante. Para uma empresa pequena, cartões de crédito e serviços como o Paypal funcionam bem e podem ser implantados em poucos minutos. Coloque os seus recursos em coisas que ajudam a fidelizar clientes para que um dia você precise de um sistema de pagamento robusto.

Em vez de se concentrar no que seus concorrentes fazem que você não pode fazer, pense no que você pode fazer que seus concorrentes não fazem. Você pode focar nos pequenos clientes, pois seus custos administrativos são menores. Você pode experimentar diferentes produtos ou serviços oferecidos, você não precisa se preocupar se está impactando negativamente as sinergias de linha de produtos ou se você vai criar problemas territoriais entre os departamentos.

Você pode fornecer o que os clientes realmente querem, ao invés do que o peso de seus sistemas obriga a fornecer.

Pare de se comparar negativamente com seus concorrentes. Concentre-se no que você pode fazer que a concorrência não pode ou não faz. Mesmo que algumas das coisas que você decida fazer não te faça crescer, tudo bem. Consiga os clientes agora, e se preocupe em crescer quando você precisar.

Autor: Jeff Haden
Fonte: Inc.com

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