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31 de outubro de 2011

CRM – atendimento com qualidade


Todo empresário, seja grande, médio ou pequeno, sabe que seu sucesso depende de seus clientes. Realmente o relacionamento com o cliente é um grande diferencial na empresa, garantindo lucros, menos reclamação e a satisfação dos clientes.



Antigamente as empresas usavam a gerência reativa visando garantir sucesso em seus empreendimentos. Vamos por parte, A gerência reativa é aquela em que o gerente procura uma solução junto de seus colaboradores para corrigir determinado erro.


Hoje em dia, essa idéia é ultrapassada, pois grandes empresários notaram que previnir o erro antes que este acontecesse era mais lucrativo. É aí que entra a gerência pró-ativa.
A mesma coisa fazem as grandes marcas com o atendimento de seus clientes. Por exemplo, como saber em que área investir mais recursos? no atendimento pela web ou pelo telefone? É aí que entra o CRM.


CRM – Customer Relashionship Management, ou Gerenciamento de relacionamento com cliente, é a forma de gerenciar o relacionamento com cliente, armazenando em um banco de dados todas as ações e tendências dos clientes. Qual a área em que mais precisam de ajuda, qual o setor mais procurado da empresa, qual a zona da cidade que mais liga, qual o horário que os atendentes mais recebem ligações, etc.


Com base nos dados colhidos por um CRM, a empresa pode desenvolver uma gerência pró-ativa, sabendo com antecedência, a preferência dos clientes em relação à um determinado produto ou serviço, e colocar essa idéia em prática. Pode também otimizar a relação com o cliente, disponibilizando mais recursos para as áreas mais necessitadas.


Empresas que usam CRM no seu atendimento geralmente criam estratégias bem criativas para fidelizar seus clientes e garantir que sua marca seja bem falada no boca à boca. Uma farmácia costuma enviar um cartão de aniversário para seus clientes cadastrados. Uma agência bancária costuma enviar emails e mensagens de texto SMS parabenizando seus clientes em datas comemorativas. Essas empresas conseguem, com esses pequenos atos, garantir a fidelização de seus clientes e ainda uma excelente publicidade.


Fonte: Estilofacil.com