CRM – atendimento com qualidade
Todo empresário, seja grande, médio ou pequeno, sabe que seu sucesso depende de seus clientes. Realmente o relacionamento com o cliente é um grande diferencial na empresa, garantindo lucros, menos reclamação e a satisfação dos clientes.
Antigamente as empresas usavam a gerência reativa visando garantir sucesso em seus empreendimentos. Vamos por parte, A gerência reativa é aquela em que o gerente procura uma solução junto de seus colaboradores para corrigir determinado erro.
Hoje em dia, essa idéia é ultrapassada, pois grandes empresários notaram que previnir o erro antes que este acontecesse era mais lucrativo. É aí que entra a gerência pró-ativa.
A mesma coisa fazem as grandes marcas com o atendimento de seus clientes. Por exemplo, como saber em que área investir mais recursos? no atendimento pela web ou pelo telefone? É aí que entra o CRM.
CRM – Customer Relashionship Management, ou Gerenciamento de relacionamento com cliente, é a forma de gerenciar o relacionamento com cliente, armazenando em um banco de dados todas as ações e tendências dos clientes. Qual a área em que mais precisam de ajuda, qual o setor mais procurado da empresa, qual a zona da cidade que mais liga, qual o horário que os atendentes mais recebem ligações, etc.
Com base nos dados colhidos por um CRM, a empresa pode desenvolver uma gerência pró-ativa, sabendo com antecedência, a preferência dos clientes em relação à um determinado produto ou serviço, e colocar essa idéia em prática. Pode também otimizar a relação com o cliente, disponibilizando mais recursos para as áreas mais necessitadas.
Empresas que usam CRM no seu atendimento geralmente criam estratégias bem criativas para fidelizar seus clientes e garantir que sua marca seja bem falada no boca à boca. Uma farmácia costuma enviar um cartão de aniversário para seus clientes cadastrados. Uma agência bancária costuma enviar emails e mensagens de texto SMS parabenizando seus clientes em datas comemorativas. Essas empresas conseguem, com esses pequenos atos, garantir a fidelização de seus clientes e ainda uma excelente publicidade.
Fonte: Estilofacil.com
1 comentários:
Patrícia Vale, não publicamos seu comentário por motivos de privacidade, pois existiam dados pessoais de contato.
24 novembro, 2011Registramos suas sugestões e insatisfação quanto ao atendimento que teve na Automatizando. Estamos analisando e tomaremos as providencias necessárias para que casos como este não voltem a acontecer.
Agradeço sua atenção para com o nosso blog, e principalmente seu contato, que é muito importante para que possamos melhorar sempre. Peço que continue comprando com a Automatizando com tranquilidade e segurança, o fato ocorrido é um caso isolado e será tratado com atenção total pela nossa equipe. Queremos muito ter você como nossa cliente.
Desculpe-nos o transtorno. Um grande abraço,
Gabriel Tosto Corrêa, Gerente de Marketing da Automatizando.
Postar um comentário