Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

5 de outubro de 2012

10 maneiras de economizar na sua empresa



Para que medidas de economia façam diferença numa pequena empresa, todas as pessoas envolvidas com gastos diários (e não só o dono ou sócio) precisam ficar atentas às oportunidades. 

1- Examine suas contas 

Faz quanto tempo que você analisa os gastos mensais com luz, água, telefone e internet? 

- Muitos planos são atualizados e têm seus preços reduzidos, principalmente em telefonia. Veja se você paga o valor atual mais justo possível. 

- Você precisa de uma linha fixa? Por quê? Dependendo do seu uso, algumas tecnologias de VoIP ou mesmo o Skype podem ser mais do que suficientes. 

- Analise a fatura do cartão de crédito procurando por cobranças recorrentes — você está usando realmente esses serviços ou a cobrança sobrou e você se esqueceu dela?

 2- Veja como está o seu seguro 
Hoje em dia existem inúmeras opções de seguro, não só diferentes marcas, mas também diferentes modalidades e formas de cobrança. Por exemplo, se você aumenta o valor da franquia, provavelmente você consegue um valor menor mensal para manutenção. Por isso, falar com um corretor de seguros sempre pode ajudar para rever seus planos. 

3- Se existe desconto, adiante o pagamento 
Isso é uma questão de fluxo de caixa, mas caso você tenha capital de giro suficiente e o fornecedor lhe dê um desconto para adiantar o pagamento, não perca a oportunidade economizar um pouco. 

4- Reduza suas dívidas financiadas 
Apesar de existirem ótimas formas de financiamento, principalmente de imóveis, a taxa de juros sempre é minimamente salgada. Adiantar os pagamentos de uma forma que você economize nos juros pode ser sempre uma boa opção de investimento.

5- Vá para a nuvem! 
Manter servidores é um processo custoso e que demanda conhecimentos específicos que não são dos mais baratos. Utilize servidores de empresas especializadas (como a Locaweb). Além disso, procure softwares que estão na nuvem, que não requerem o pagamento de uma licença cara que nem sempre te dá o suporte necessário. 

6- Terceirize 
Se você não tem uma grande demanda, aumentar sua equipe é uma ótima forma de criar custos altos e de longo prazo. Para evitar isso e calcular o tamanho da sua demanda real, contrate terceiros (empresas ou freelancers) para trabalhos específicos. 

7- Pague adiantado serviços contínuos 
Se você paga um valor fixo mensal para algum serviço, veja que tipo de desconto você conseguiria se pagasse 6 meses ou 1 ano adiantado. Caso seja um serviço que você utilizará de qualquer maneira, essa economia será bastante significativa. 

8- Não seja um distribuidor de brindes 
Não me entendam mal: brindes são ótimos para várias ocasiões, desde eventos, até agradar alguns clientes especiais. Porém, gastar montanhas de dinheiro em brindes dificilmente lhe trará o retorno esperado em vendas, então pense bem no momento de planejar como gastar seu orçamento promocional. 

9- Procure ajuda que não pese no seu bolso 
Além do bom e velho Sebrae, que entrega vários ótimos tipos de ajuda a empreendedores (de cursos online a consultorias presenciais), existem ótimos canais com conteúdo de qualidade na internet. Claro, caso sua demanda seja mais específica, vale buscar um consultor, mas depois de analisar as fontes anteriores. 

10- Utilize softwares gratuitos 
Além dos ótimos recursos que o Google Docs oferece, existem diversas ferramentas online que permitem uma utilização mínima antes que você alcance o nível pago.

Fonte: Saiadolugar.com.br