10 Dicas para montar uma palestra
Certamente você já deve ter assistido a uma das muitas palestras do TED pela internet. Aqui no Blog da Automatizando mesmo, temos alguns excelentes artigos com vídeos de palestras do Ted, como o "Como utilizar produtos âncora para vender mais".
Muitas apresentações têm legendas em português. O essencial nas palestras apresentadas nos eventos do TED é que elas são concisas e cheias de conhecimento. Você assiste a uma e quer logo ver outras. Como copiar o sucesso do TED numa apresentação?
Seguir as dez regras de ouro indicadas pela própria TED ajuda muito. Veja-as abaixo e pense bem e cada uma antes de montar aquele seu Power Point de 50 telas:
1 – Pense grande.
Tente fazer a melhor palestra de sua vida. Revele algo nunca visto. Faça algo que o público lembrará para sempre. Divulgue uma ideia capaz de mudar o mundo.
Tente fazer a melhor palestra de sua vida. Revele algo nunca visto. Faça algo que o público lembrará para sempre. Divulgue uma ideia capaz de mudar o mundo.
2 – Mostre seu verdadeiro eu.
Compartilhe suas paixões, seus sonhos… E também seus medos. Seja vulnerável. Fale de fracassos tanto quanto de sucessos.
3 – Torne fácil o difícil.
Não tente impressionar intelectualmente. Evite abstrações. Explique! Dê exemplo. Conte histórias. Seja específico.
4 – Ligue-se à emoção das pessoas.
Faça-os rir! Faça-os chorar!
5 – Não infle seu ego.
Não se promova. Esse é o jeito mais garantido de afastar o público.
6 – Não venda no palco!
A menos que você tenha recebido especificamente esse pedido, não fale de sua empresa. Nem pense em usar o palco para pedir doações ou promover seus produtos e serviços
7- Sinta-se livre para comentar a palestra de outras pessoas, para elogiar ou criticar.
A controvérsia alimenta. O apoio entusiasmado tem poder!
8 – Não leia suas falas.
Anotações são boas. Mas, se a escolha estiver entre ler ou divagar, então leia!
9 – Acabe sua palestra na hora.
Fugir disso é roubar o tempo de seus seguidores
10 – Ensaie sua fala diante de um bom amigo.
Para aprimorar a pontualidade, a clareza e o impacto. E conseguir uma opinião sincera sobre seu desempenho.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
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