Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

11 de maio de 2012

5 truques para seduzir o seu público como Bobby McFerrin



Você está liderando uma reunião ou sessão de brainstorming e quer que o seu grupo relaxe e esqueça o medo de passar vergonha? O músico Bobby McFerrin tem as respostas. Quem comenta essa incrível capacidade de mobilização
é a autora do livro "100 coisas que todo palestrante deve saber sobre as pessoas" (Tradução livre), Susan Weinschenk:


A maioria de nós não está disposto a se sentir constrangido por se afastar do grupo e fazer algo que nos faça parecer idiotas, a menos que tenhamos uma razão convincente para isso. Os palestrantes, quando estão conduzindo uma reunião com uma equipe pequena, uma sessão de brainstorming ou se dirigindo a um espaço de conferência, muitas vezes querem levar o público a falar e participar. O desejo do público de manter suas cabeças baixas para poupar o constrangimento está diretamente em conflito com o desejo dos palestrantes de tê-los ativamente na apresentação.  Como podemos superar essa divisão?


A música contagiante de McFerrin como o hit "Don't Worry, Be Happy" pode parecer muito distante da sua apresentação de vendas no PowerPoint, mas Susan insiste que as mesmas técnicas que McFerrin utiliza para obter o contato com o seu público e mante-los cantando junto e contribuindo em seus concertos pode ajudá-lo a levar o seu público a um estado de espírito mais participativo, distraindo seu medo de passar vergonha. 


Como McFerrin consegue isso? Confira este vídeo muito divertido de três minutos para ter uma idéia:





Se você assistiu o vídeo, provavelmente você está sorrindo agora, mas além de elevar o seu humor, o que mais você conseguiu retirar do vídeo?


Susan explica que a chave para conseguir que um público recatado como o de uma conferência sobre ciência comece a cantar é a validação social e segurança. McFerrin leva as pessoas a uma participação como um grupo, nunca pedindo para uma pessoa dar um passo a frente, cutucando-a lentamente desde as mais simples ações até formas mais complexas, possivelmente induzindo o constrangimento na participação. Através da linguagem corporal e expressões faciais ele tranquiliza as pessoas mostrando que estão indo muito bem e devem se sentir seguros para sair de suas conchas. Tudo isso pode parecer mais um dom misterioso de McFerrin, mas Susan descreve essa capacidade em cinco dicas simples que você pode usar para induzir o seu público a participar:


Comece devagar. Leve as pessoas a fazerem uma atividade pequena antes de uma atividade mais longa ou mais complicada.


Certifique-se que é seguro. Não peça as pessoas para fazerem qualquer coisa que elas não estão dispostas a fazer, especialmente no início.


Humor é bom para fazer as pessoas relaxarem, mas não faça piadas das pessoas, ou todo o público vai começar a sentir-se inseguro.


A pesquisa mostra que a sincronia mantém as pessoas unidas, quando as pessoas fazem algo juntas, como bater palmas, rir, levantar a mão a uma pergunta, ligam-se ao grupo. Um grupo ligado se sente seguro, por isso peça ao seu público para fazer algo todos juntos e o grupo se ligará.


Seja confiante. Se você é o líder, as pessoas irão segui-lo.


O que o torna mais propenso a participar de uma reunião ou discussão em grupo?


Fonte: Inc.com


Veja também:

Dicas para falar em público