Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

10 de maio de 2012

Como escolher um plano de saúde para os funcionários



Os planos de saúde corporativos são caracterizados por serem pactuados com grupos de pessoas que se ligam ao serviço por meio de uma pessoa jurídica. Eles costumam ter preços menores do que os individuais,
porque os riscos ficam diluídos, devido ao grande número de clientes.


Além disso, esse tipo de plano pode ser feito para o funcionário e seus dependentes, sendo custeado total ou parcialmente pela empresa (pode pagar integralmente a mensalidade do plano ou repassar parte dela ao funcionário).


O plano de saúde não é um benefício obrigatório por lei, mas oferecer um plano de saúde aos funcionários é positivo tanto para a empresa como para os colaboradores.


Para os profissionais, a vantagem é que eles estarão assistidos quando precisarem. Para as empresas, as vantagens são percebidas na melhora da imagem do negócio, já que revela uma preocupação com a saúde e bem-estar do profissional, a satisfação dos colaboradores e a redução do absenteísmo por motivos de doenças.


Quem pensa que a escolha do plano de saúde pode ter um custo muito alto, pode se surpreender, já que com a concorrência entre as operadoras, é possível conseguir um plano bem acessível. 


Se a desculpa utilizada pelo empresário for o número mínimo de funcionários, ela não servirá mais, pois existem planos que aceitam adesões a partir de duas pessoas. 


O que avaliar 


Após a decisão de aderir a um plano de saúde, a empresa deve analisar alguns fatores. O primeiro, segundo a presidente do Grupo Semmler, Ivete Semmler, é pensar nas necessidades dos colaboradores e combiná-las com que os planos de saúde oferecem. “Também é preciso avaliar o custo-benefício e pesquisar se a rede credenciada de hospitais e laboratórios fica próxima à empresa, para facilitar o deslocamento”.


Além disso, o empresário deve olhar também para a abrangência do plano, a política de medicina preventiva e a promoção à saúde adequada à realidade e às necessidades dos funcionários. 


Segundo a especialista, quanto mais estável o faturamento de uma empresa, maior a abrangência do plano de saúde que ela pode oferecer. No caso de empresas com filiais em diferentes cidades, é preciso saber se a operadora atua nessas cidades e avaliar se o melhor é optar por seguradoras que oferecem serviços por reembolso.


Fonte: Infomoney.com