Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

9 de maio de 2012

Como escolher o ERP certo para a empresa

O ERP (Enterprise Resources Planning) é um sistema integrado de gestão empresarial que cada vez mais tem se tornado imprescindível em organizações de diversos tamanhos e segmentos.

O ERP foi concebido para atender às demandas de boa parte das áreas que compõem uma empresa de maneira integrada, dando aos gestores de negócio uma importante ferramenta para controle de suas operações e planejamentos.

 O investimento em um ERP, comprovadamente gera grandes retornos a curto, médio e longo prazo, porém é muito importante que sua empresa saiba conduzir corretamente o processo de escolha do sistema.

Alguns passos importantes a serem seguidos são: 

Conduzir uma análise macro de seus processos internos: A análise dos principais processos de sua empresa vai trazer dois benefícios principais: o primeiro é identificar falhas nos processos e o segundo, ter um mapeamento que oriente a homologação do sistema escolhido, corrigindo as falhas encontradas, eliminando redundâncias e agilizando os demais processos da empresa.

Alinhamento estratégico: um passo importante na definição, principalmente, do “tamanho” do ERP a ser escolhido é ter bem claras e definidas as ações estratégicas de sua empresa e a previsão de crescimento da mesma em curto, médio e longo prazo. Se a empresa tem estratégias agressivas de crescimento (e reais), deverá ter isso em mente ao escolher um sistema que possa suportar esse crescimento e não exija grandes investimentos futuros para uma readequação. 

Levantamento e escolha dos fornecedores: após definidos os processos e a estratégia de sua empresa, chegamos à fase de qualificação e escolha de fornecedores. O mercado oferece uma extensa gama de soluções para todos os tamanhos, gostos e bolsos. 

Alguns dos pontos mais importantes a se considerar na escolha de um bom ERP:

  • Suporte. Sim, um dos fatores mais importantes não é o sistema em si, mas a empresa que lhe oferece o serviço do ERP. Um sistema ERP molda a cultura gerencial da sua empresa, e essa é uma escolha que você levará por anos. Tenha um bom sistema, e um ótimo parceiro te apoiando.
  • Tecnologia. Qualquer sistema empresarial deve estar atualizado e pronto para as mudanças tecnológicas que acontecerão no mercado, assim como a sua empresa, seu sistema não pode parar no tempo. Prefira um sistema web, que lhe permite integração e mobilidade.
  • Facilidade. A função de um ERP é facilitar as operações e controles da sua loja, substituindo processos manuais por processos automáticos e inteligentes.
Muitas empresas vêm equivocadamente colocando o preço como critério qualificador final em suas propostas e, a velha máxima, “o barato que sai caro”, aparece na mesma frequência. Temos acompanhado diversos casos de insucesso e implantações de ERP, onde o cliente acaba tendo grandes prejuízos por ter optado por um fornecedor mais barato que não garantiu a entrega do projeto no prazo estipulado e não atendeu totalmente as necessidades do cliente. 

Implementação do novo sistema: Durante o processo de implantação, é prioritário que todas as áreas afetadas estejam envolvidas e, se possível, que todos os responsáveis por essas áreas já estejam cientes dos impactos e mudanças que o novo sistema trará. Um bom programa de treinamento do novo sistema é obrigatório, afinal, a adaptação humana é o processo mais complicado no processo e, se mal dirigido, irá transformar todo o processo em uma experiência traumática.

Os passos acima são um ponto de partida básico para auxiliar a sua empresa a conduzir corretamente o processo de escolha e implantação de um ERP.

Uma empresa ou um consultor especializados podem te ajudar a reduzir erros e tornar esse processo muito mais rápido.

 Fonte: Administradores.com.br

Leia também: 
O que é um sistema de gestão ERP?