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30 de janeiro de 2012

Como fazer Branding. A personalidade da empresa


O termo branding é frequentemente confundido com as palavras marketing e publicidade. Entender a diferença é fundamental. Estudos mostram que empresas que comercializam seus produtos ou serviços sem antes estabelecer
a identidade de sua marca têm menos chances de sucesso. Branding não é publicidade nem marketing. Primeiro temos de criar a marca, para depois poder divulgá-la. Ela é a sua personalidade. Branding significa fazer com que o mercado perceba a sua marca como a única solução para um determinado problema. Seus clientes estarão dispostos a pagar um preço maior pela sua marca, e funcionários e investidores terão mais interesse em estar associados a ela.


A marca da sua empresa não é o seu produto ou serviço, não é o seu logotipo ou o cartão de visita, nem mesmo o nome da empresa. Sua marca é a verdadeira “personalidade” do seu negócio. É o que seus clientes pensam e comentam sobre ele.


O processo de branding inclui questionar o que a sua empresa representa e quais são os seus valores. Escolha uma ou duas das principais características da sua empresa e construa a sua marca em torno delas. Se não conseguir definir a sua marca, seus clientes também não serão capazes de fazê-lo. Alguns pontos a considerar são:



  • Estratégia

O que a sua empresa faz de melhor? Ter um foco claro e bem definido faz com que você atinja o seu público-alvo de forma mais eficiente – ninguém é bom em tudo. Identifique o que você realmente oferece de melhor e construa a sua marca e estratégia de marketing em torno dessas capacidades.



  • Foco e relevância

A sua marca é relevante para o público que você está tentando atingir? A sua mensagem é significativa para as pessoas certas? Ou ela é muito abrangente e sem foco? Identifique a solução exata que você apresenta para o mercado e como o seu produto ou serviço pode ser posicionado como a única solução. Em seguida, crie a sua mensagem em torno disso.



  • Plataforma da marca

Que promessa você faz para o mercado? Será que o seu posicionamento faz com que você se destaque? Os valores da sua marca e a sua personalidade são relevantes para o público que está tentando atingir? A sua mensagem é clara e consistente em todas as formas de contato com o mercado, tornando fácil diferenciá-lo da concorrência?



  • História da marca

Qual é a sua história? Não é o seu “pitch”, como dizemos em inglês. É a história de quem você é, o que você faz e, mais ainda, por que isso importa. Qual é a cultura da sua empresa? O que atrai clientes e funcionários para a sua organização e por que eles continuam com você?



  • Experiência da marca

A sua marca proporciona uma experiência que está à altura da sua empresa? Coloque-se no lugar dos seus clientes e analise como eles se sentem no seu website, ao ler o seu material de marketing, nas suas instalações, na forma como seus funcionários atendem ao telefone, na mensagem da sua caixa postal etc. Como você se sentiu? Impressionado ou decepcionado?


Autor: Elisabete Miranda
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios


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