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7 de dezembro de 2011

Como fazer a reconstrução ou renovação de uma marca


A indústria da transformação está crescendo rápido – e não apenas na TV. Na sociedade atual, tão preocupada com a imagem, tudo é julgado primeiro pela aparência. A reconstrução de identidades visuais se tornou o “cure du jour” para tudo
, da lentidão nas vendas ao aumento da concorrência e à desatualização dos produtos. Então como essas transformações podem ajudar?


Depende. Há ocasiões em que a reconstrução da marca é crucial, e outras em que é muito arriscada. Lembre-se, a identidade visual deve ser um reflexo da sua empresa, não apenas uma projeção do que você quer que ela seja. Você deve fazer com que a experiência do cliente corresponda à expectativa, ou nenhuma renovação de imagem vai funcionar – ao menos a longo prazo. Antes de reconstruir a identidade, deve haver algo diferente na empresa, no produto ou no serviço; a menos, é claro, que sua imagem nunca tenha refletido sua empresa com precisão.


Você também deve saber que quanto mais radical a mudança da identidade, mais provável será a perda dos clientes atuais. Pode ser um fato desagradável, mas é inevitável. Por exemplo, se você atrai consumidores preocupados com os preços e mudar sua identidade de forma a chamar a atenção dos lançadores de tendências da classe alta, os clientes interessados nos bons preços vão desaparecer. 


Você se importa? Não, você não se importa se conseguir cumprir a promessa da marca para os clientes novos e mais ricos. Mas se não puder cumprir essa promessa, não devia ter tentado conquistar uma rede maior de clientes através da reconstrução da identidade visual. É simplesmente impossível ser tudo para todas as pessoas, o certo é ser o melhor dentro daquilo que se propõe.


É por isso que as empresas estabelecidas, com participação no mercado, devem sempre pensar em adaptar a marca em vez de começar do zero. Seu nome e sua imagem têm valor, mesmo que você esteja cansado deles. A aparência está fora de moda? Você pode atualizá-la mantendo os elementos de design que ainda funcionam e mudando os que não funcionam. Mantenha seu nome ou altere-o o mínimo possível. O segredo é atualizar a aparência sem perder o apelo original e, consequentemente, os clientes.


Talvez um problema mais comum seja a pequena empresa cuja imagem nunca refletiu realmente a marca. Um logotipo de baixa qualidade ou um site problemático prejudicam qualquer empresa, seja qual for o tamanho.


A imagem projetada pelos materiais de venda refletem seu produto, sua missão e seus valores? Deveriam. Identidade visual tem a ver com usar a “participação na mentalidade das pessoas” para influenciar a “participação no mercado” – mas se sua promessa não corresponder ao seu produto, será tudo em vão.


Outro momento válido para pensar em uma transformação da marca é quando a empresa toma um rumo diferente – devido a uma nova tecnologia, a novas tendências industriais, a novos mercados ou ao lançamento de um produto. Se você optar por uma transformação total, trabalhe com uma estratégia segura, baseada em fatos relacionados às vendas e aos lucros, não em dados cansativos referentes à consistência do marketing.


A reconstrução de uma identidade visual deve ser realizada com cuidado e de forma abrangente. O ideal é mudar tudo de uma só vez. Refaça o logotipo (mude o nome se necessário) e os padrões da marca e aplique-os a todas as ferramentas de vendas – dos cartões de visitas e do site à sinalização e aos folhetos. Isso pode custar caro, naturalmente, e requer uma análise de risco dos custos. Se suas condições financeiras exigirem uma mudança de cada vez, concentre-se no primeiro ponto de contato do cliente. Por exemplo, um negócio de varejo deve mudar a sinalização e/ou o anúncio da lista telefônica, enquanto uma firma de B2B deve se concentrar no site.


Veja os casos de sucesso na mudança do logo da empresa:


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Se decidir mudar o nome da empresa, saiba que raramente é uma boa ideia substituí-lo pelo nome de um dos produtos, mesmo quando ele é famoso em seu segmento. Pode ser uma mudança limitadora que tornaria mais difícil acompanhar as futuras mudanças da indústria.


A reconstrução da identidade visual não é uma opção hoje – sua empresa será vista de uma determinada forma por padrão ou por design. Você escolhe. Reinventar os negócios repetidas vezes não é uma boa ideia, mas adaptar-se às mudanças nas necessidades do consumidor e na direção da indústria é fundamental. Assuma o controle com uma identidade visual relevante e estratégica que o diferencie dos concorrentes.


Fonte: Pensandogrande.com.br


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