Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

6 de dezembro de 2011

Como escolher uma assessoria contábil



Ao longo das várias edições do projeto Extreme Makeover, tive a oportunidade de acompanhar melhor as relações entre empresários e contadores. Ficou nítido que as empresas mais organizadas e estruturadas, independentemente do porte e do tipo
de negócio, eram aquelas cujos empresários contavam com o trabalho e apoio de bons contadores profissionais.
O fato é que, infelizmente, muitos empresários não dão a devida importância à escolha de uma assessoria contábil e nem se preocupam em manter um relacionamento mais próximo com este profissionais. Alguns podem até perguntar: “As empresas de contabilidade não são todas iguais?”
Basicamente, a missão e os deveres são iguais para todas. O que muda é a infraestrutura tecnológica de atendimento, a experiência de seus profissionais e, principalmente, o engajamento do contador como um consultor empresarial para apoio ao empresário em suas decisões estratégicas mais importantes, sempre que o mesmo precisar.
É preciso ainda considerar o fato de que os escritórios de contabilidade têm acesso à maioria das informações geradas pela empresa – assim, é imprescindível que haja uma relação de confiança com o empreendedor e com sua equipe.
O especialista Rubens Tenório Cavalcante, um amigo e titular da CPI Contabilidade e Auditoria, a quem recorro sempre em minhas dúvidas contábeis, afirma que, da mesma forma que um médico é importante para a saúde de uma pessoa, a contabilidade é de extrema importância para a saúde de uma empresa. 
Veja algumas dicas de como escolher um escritório de assessoria contábil:
  • Considerar a experiência do escritório;
  • Analisar a sua infraestrutura (local do estabelecimento, equipe e tecnologia);
  • Verificar se está registrado nos órgãos competentes e, principalmente, confirmar referências com os clientes atendidos;
  • Avaliar se o escritório poderá elaborar e encaminhar balancetes periódicos para sua análise;
  • Checar se o mesmo se compromete a mandar informações referentes a atualizações na legislação em vigor sempre que estas ocorrerem.

Uma boa integração com os contadores resulta em mais subsídios para o empreendedor nas suas análises sobre o negócio.
Autor: Rogério Gurgel
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negocios