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25 de agosto de 2015

Como tornar a padaria mais atrativa, produtiva e rentável


Na hora em que o pão francês sai quentinho do forno, todos ficam sabendo, primeiro pelo olfato e depois pela fila que se forma para comprá-lo. Essa cena é corriqueira tanto nas padarias de ruas quanto nas localizadas
dentro dos supermercados.

Mas o saboroso pãozinho não pode ser o único responsável para atrair a clientela para o setor. Os supermercadistas devem investir em outras frentes para chamar o consumidor para essa área.

Alexandre Lima, responsável pelo marketing de panificação da Puratos Brasil, é quem dá as sugestões de como transformar a sua padaria em um dos espaços mais visitados do estabelecimento. Confira as dicas abaixo e boas vendas.





Conquistar os consumidores

- A área onde se localiza a panificadora dentro do supermercado deve ter um espaço significativo para a circulação das pessoas e também para que elas possam visualizar facilmente o que está sendo oferecido.

- O atendimento precisa ser ágil e é recomendável manter um atendente à disposição, mesmo no auto-atendimento, para dar maior segurança ao cliente que gosta de perguntar sobre ingredientes, fibras etc.

- É bom dispor os produtos num local bem iluminado e também separá-los por categoria.

Aumentar a produtividade

- Estabeleça um controle do estoque de matérias-primas, para que não faltem itens, principalmente, de última hora.

- Observe o fluxo de consumidores no estabelecimento para saber em que horas devem ser tiradas as fornadas para que as perdas sejam menores.

- Também planeje o fluxo da padaria para determinar o momento em que os outros produtos devem estar na gôndola.

- Mantenha a equipe treinada e atualizada em relação aos itens que estão sendo produzidos e oferecidos.

Elevar a margem de lucro 

- A panificadora deve se diferenciar da concorrência.

- Seja diferente. Embora alguns digam que os pães são iguais em qualquer lugar,  isso não é verdade. Têm pessoas que atravessam a cidade por causa de uma ciabata de textura macia ou por causa de um pão francês crocante.

- Aplique conceitos artesanais. Oferecer produtos de origem e saudáveis são tendências no mercado de panificação e que ajudam a ter um retorno mais lucrativo.

- É importante, porém, adequar a produção à venda. É essa ação que determina a diminuição dos índices de perdas. Observe o manuseio visando diminuir o índice de quebras.

Prevenir erros recorrentes
- Comunicação fria não atrai o cliente. É importante investir em promoções e degustações, por exemplo. Interagir com o consumidor faz com que ele volte e torne-se fiel.

- Não considere o cliente apenas um número. Ele não é mais um. Alguns supermercados já estão adotando um caixa exclusivo para o cliente da panificadora.

- Além do pão francês, a padaria deve produzir outros pães que possam substituir esse item por outro de vida útil maior. Com isso, a padaria pode atender outro tipo de cliente de supermercado, aquele que vai à loja apenas uma vez por semana.


 
Autor: Adriana Silvestrini
Fonte:Supermercado Moderno