Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

24 de agosto de 2015

Como fazer o meu Networking


Networking é a união dos termos em inglês "Net", que significa "Rede"; e "Working", que é "Trabalhando". O termo, em sua forma resumida, significa que quanto maior for a rede de contatos de uma pessoa, maior será a possibilidade de essa pessoa conseguir uma boa colocação profissional, vendas, projetos, parcerias, etc.

Por exemplo: Existem reuniões, almoços e confraternizações com funcionários de várias empresas; lá eles se conhecem, trocam experiências e montam sua lista de contatos (Networking).


Como iniciar?

Construir um networking leva-se muito tempo, networking não é uma questão de urgência e sim de paciência. Não se conhece uma pessoa e já se abre para ela dizendo que esta desempregada que tem uma boa formação e tudo mais. Isso não é networking, é ser indiscreto e inconveniente.

O ideal é começar a construir seu networking na instituição de ensino, cursos, faculdade, pós-graduação, ou seja, com os seus próprios professores e colegas de classe. É essencial ser um bom aluno, participante e se comunicar abertamente com todos. 

Redes Sociais

Hoje com o fácil acesso a internet ficou melhor e mais prático para se criar uma boa rede de contatos. Existem bons sites de relacionamento profissional muito usado por profissionais do país e do mundo, com comunidades voltadas a áreas específicas.

Os sites mais comuns são: Linkedin e Twitter; esses são os sites mais usados por profissionais hoje. A parte essencial é que mesmo que você não conheça nenhum contato, pode adicionar a sua lista alguns profissionais e tentar manter contato com estas pessoas. Depois pode-se até pedir indicações profissionais, porém, procure nunca exigir nada de ninguém. Limite-se a redes voltadas ao contato profissional, não procure fazer seu networking através do Facebook ou outros sites de relacionamento informal, pois dessa forma você será invasivo e desagradável.

Adquirindo Novos Contatos
- Podemos construir uma excelente rede de contatos em qualquer lugar, cursos, academias, feiras de negócios, enfim, qualquer lugar onde é possível conhecer gente nova. É importante valorizar seus contatos e não ser um chato em busca de oportunidades;

- Procure manter-se em contato com seu networking, e principalmente, esteja sempre a disposição para ajudá-los;

- Procure sempre participar de palestras e eventos, mesmo que não sejam sobre assuntos da sua área de atuação, comparecer aos eventos de lazer com amigos e colegas de trabalho, enfim, manter-se presente, disponível.

Preservando Contatos

Procure não cobrar nada das pessoas que tem como rede de contatos, muito menos ficar mendigando favores, as pessoas possuem seus objetivos próprios e não vão se arriscar. Procure ser político, utilize seu networking como uma ajuda para conseguir suas metas sozinho, encontrar oportunidades, caminhos, etc.

Não fique procurando vaga na mesma empresa que seus contatos trabalham, procure não se convidar à festas ou qualquer ato de lazer dos seus contatos. Sempre esteja a disposição quando algum dos seus contatos precisarem, se possível seja voluntário e mostre sempre disposição. Seja dinâmico e determinado não demonstre dúvidas quanto à área que deseja atuar.

Concorrência

O netwoking, tanto como ferramenta profissional ou como busca de oportunidades de emprego, se faz muito eficiente, colocando a pessoa que o utiliza com sabedoria a frente de seus concorrentes com melhores produtos ou currículos.

Comece agora a fazer o seu networking, e se você já tem o seu, conte suas experiências!

Autor: Gabriel Corrêa
Fonte: Administradores.com.br