Como tornar a padaria mais atrativa, produtiva e rentável
Na hora em que o pão francês sai quentinho do forno, todos ficam sabendo, primeiro pelo olfato e depois pela fila que se forma para comprá-lo. Essa cena é corriqueira tanto nas padarias de ruas quanto nas localizadas
dentro dos supermercados.
Mas o saboroso pãozinho não pode ser o único responsável para atrair a clientela para o setor. Os supermercadistas devem investir em outras frentes para chamar o consumidor para essa área.
Alexandre Lima, responsável pelo marketing de panificação da Puratos Brasil, é quem dá as sugestões de como transformar a sua padaria em um dos espaços mais visitados do estabelecimento. Confira as dicas abaixo e boas vendas.
dentro dos supermercados.
Mas o saboroso pãozinho não pode ser o único responsável para atrair a clientela para o setor. Os supermercadistas devem investir em outras frentes para chamar o consumidor para essa área.
Alexandre Lima, responsável pelo marketing de panificação da Puratos Brasil, é quem dá as sugestões de como transformar a sua padaria em um dos espaços mais visitados do estabelecimento. Confira as dicas abaixo e boas vendas.
Conquistar os consumidores
- A área onde se localiza a panificadora dentro do supermercado deve ter um espaço significativo para a circulação das pessoas e também para que elas possam visualizar facilmente o que está sendo oferecido.
- O atendimento precisa ser ágil e é recomendável manter um atendente à disposição, mesmo no auto-atendimento, para dar maior segurança ao cliente que gosta de perguntar sobre ingredientes, fibras etc.
- É bom dispor os produtos num local bem iluminado e também separá-los por categoria.
Aumentar a produtividade
- Estabeleça um controle do estoque de matérias-primas, para que não faltem itens, principalmente, de última hora.
- Observe o fluxo de consumidores no estabelecimento para saber em que horas devem ser tiradas as fornadas para que as perdas sejam menores.
- Também planeje o fluxo da padaria para determinar o momento em que os outros produtos devem estar na gôndola.
- Mantenha a equipe treinada e atualizada em relação aos itens que estão sendo produzidos e oferecidos.
Elevar a margem de lucro
- A panificadora deve se diferenciar da concorrência.
- Seja diferente. Embora alguns digam que os pães são iguais em qualquer lugar, isso não é verdade. Têm pessoas que atravessam a cidade por causa de uma ciabata de textura macia ou por causa de um pão francês crocante.
- Aplique conceitos artesanais. Oferecer produtos de origem e saudáveis são tendências no mercado de panificação e que ajudam a ter um retorno mais lucrativo.
- É importante, porém, adequar a produção à venda. É essa ação que determina a diminuição dos índices de perdas. Observe o manuseio visando diminuir o índice de quebras.
Prevenir erros recorrentes
- Comunicação fria não atrai o cliente. É importante investir em promoções e degustações, por exemplo. Interagir com o consumidor faz com que ele volte e torne-se fiel.
- Não considere o cliente apenas um número. Ele não é mais um. Alguns supermercados já estão adotando um caixa exclusivo para o cliente da panificadora.
- Além do pão francês, a padaria deve produzir outros pães que possam substituir esse item por outro de vida útil maior. Com isso, a padaria pode atender outro tipo de cliente de supermercado, aquele que vai à loja apenas uma vez por semana.
Autor: Adriana Silvestrini
Fonte:Supermercado Moderno
Fonte:Supermercado Moderno
1 comentários:
Adorei as dicas! Confira Equipamentos para Padaria
03 novembro, 2011Postar um comentário