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26 de julho de 2013

Como trabalhar estratégias de preços no E-commerce.

Todos que trabalham com e-commerce sabem como é trabalhoso escolher uma estratégia de preços adequada. São dezenas de variáveis a serem consideradas além, é claro, da necessidade de encaixar essas estratégias com as ações
de marketing. Veja algumas dicas para o desenvolvimento de uma estratégia de preços eficiente para sua loja virtual.

Conheça suas Margens

A realidade no varejo online é que nem sempre o menor preço ganha. As batalhas de preços geralmente acabam com você precificando seus produtos muito abaixo da sua margem. Assim, mesmo com clientes suficientes, você ainda faz lucro. Se você está baixando seus preços para um ponto em que você está perdendo dinheiro, ajuste-os.


Entrar numa batalha de preços pode feri-lo a longo prazo também. Quando você sempre coloca o preço muito abaixo, seus clientes sempre esperam que o preço abaixe mais, mesmo quando é insustentável para o seu negócio. Como resultado, você pode perder clientes a longo prazo.

Conheça o seu USP – Unique Selling Proposition

O que nos faz diferentes? Toda empresa tem de resolver esta questão para determinar a sua proposta de valor e mercado. Para os varejistas online, um fator único pode ser excelente serviço ao cliente, ou produto que você não pode encontrar em qualquer outro lugar

Com a concorrência de preços em alta, os varejistas têm que pensar fora da caixa ao elaborar uma estratégia de marketing ou promoção para sua loja online. Alguns varejistas tiveram sucesso atrelando um sentido de caridade, especialmente em torno dos feriados. Por exemplo doar R$ 1,00 para financiar projetos de água potável cada vez que alguém compra algo de seu comércio eletrônico. Pode-se também oferecer frete grátis em compras acima de R $ 200 – o que é uma grande estratégia de preços e incentiva as pessoas a comprar mais de um produto.

Venda abaixo do valor de mercado

Produtos com descontos altos podem ser vantajosos se emparelhado com a estratégia de merchandising apropriada. A estratégia de itens vendidos abaixo do valor de mercado irá incentivar os clientes a comprar mais. Usando esta estratégia, os donos de lojas online têm a oportunidade de upsell, cross sell e aumentar o valor total de carrinho de compras (receita média por usuário).


Ofereça incentivo

Depois de reconhecer as suas margens e preços , então você pode oferecer incentivos para motivar os seus clientes a comprar. Mesmo se você não pode sustentar um preço ultra-baixo no longo prazo, você sempre pode oferecer preços em tempo limitado para alcançar esses clientes. Por exemplo, “compra na próxima hora e receber 20% de desconto!”


Diversificar a oferta de produtos

Para oferecer uma oferta de produtos diversificada, que vai vender, os donos de lojas de comércio eletrônico devem primeiro entender a demanda do mercado. Certifique-se de que você está em dia com as tendências atuais, a leitura de notícias de comércio eletrônico. Use ferramentas como Google Trends para verificar a popularidade de um SKU e tentar assistir Meetups locais com colegas varejistas online.

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