Como converter visitantes em oportunidades de negócio
Uma das funções mais importantes de um site é transformar os visitantes em oportunidades de negócio.
Em e-commerce, a definição de conversão é clara: vender produtos. No entanto, para a maioria das empresas “comuns”,
especialmente as B2B, tentar fazer uma venda direta para os prospects não é a melhor estratégia para trazer resultados, já que o processo de compra em geral é longo e complexo.
Ao mesmo tempo, ter um site que funcione apenas como brochura virtual sem objetivos específicos é aproveitar muito pouco do imenso potencial de marketing que a Internet oferece. A melhor estratégia nestes casos é transformar o site da empresa em uma máquina de geração e nutrição de Leads. Assim é possível atrair e reter potenciais clientes que ainda não estão no momento certo da compra e ampliar significativamente as vendas no médio prazo.
O assunto é extenso, mas neste artigo darei quatro dicas práticas de como estabelecer esse processo rapidamente.
Oferecer material educativo de qualidade
As pessoas (prospects) estão dispostas a fornecer suas informações de contato em troca de algo que as ensine como fazer melhor os seus trabalhos e resolver seus problemas. Ao ofertar eBooks, Webinars e outras formas gratuitas de gerar valor relacionado ao seu negócio, sua empresa não só vai gerar Leads qualificados, como vai estabelecer uma posição de autoridade no mercado.
Criar uma boa Landing Page para aumentar a conversão
Landing Pages são páginas que têm como único objetivo fazer o usuário realizar uma conversão. Para geração de Leads, as Landing Pages geralmente possuem um título atrativo, textos curtos descrevendo a oferta, um formulário não muito extenso e poucas opções de navegação.
Nutrir clientes ao longo do funil de vendas
Depois de coletar as informações do prospect – em especial o email – é possível manter um contato próximo para continuar educando-o e estimulando-o para uma possível compra. Monte uma sequência de emails para enviar para esses Leads com mais materiais educativos, estudos de caso, avaliações gratuitas e finalmente informações sobre o produto/serviço da empresa.
Alinhar Marketing e Vendas
Em empresas maiores, é muito importante estabelecer um alinhamento operacional entre essas duas áreas. Enquanto Marketing deve se comprometer com números e qualidade na geração de Leads, Vendas deve se comprometer com um engajamento mínimo daqueles Leads e respeito ao timing de compra para não “queimar a base” criada.
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